15 março 2011

III EDIÇÃO DO FESTIVAL VAGOS OPEN AIR


5 E 6 DE AGOSTO - LAGOA DE CALVÃO - VAGOS

São dois nomes lendários, clássicos e incontornáveis no espectro da música de peso, que completam o cartaz da III Edição do Festival Vagos Open Air, a acontecer nos dias 5 e 6 de Agosto, na Lagoa de Galvão, em Vagos. Os norte-americanos NEVERMORE e os britânicos ANATHEMA juntam-se assim aos já anunciados OPETH, MORBID ANGEL, TIAMAT, IHSAHN, KALMAH e ESSENCE e ao contingente nacional formado pelos WE ARE THE DAMNED, CRUSHING SUN, REVOLUTION WITHIN e MALEVOLENCE. Liderados pela voz inimitável do emblemático Warrel Dane, os NEVERMORE vão finalmente concretizar um há muito aguardado regresso a Portugal, depois de uma ausência demasiado prolongada dos palcos nacionais. Por seu lado, os ANATHEMA, presença assídua e muito requisitada por cá, vão voltar a encantar – desta vez num palco maior e com um alinhamento diferente – graças à força das suas sensibilidades melódica e melancólica, após terem assinado duas actuações hipnotizantes em Novembro do ano passado. Se dúvidas restassem, aqui estão mais duas provas irrefutáveis de que o Vagos Open Air é um ponto de paragem obrigatório para quem procura qualidade na música que ouve e vê.
Desde que se juntaram, em Seattle, no início da década de 90, os norte-americanos NEVERMORE forjaram uma reputação que os viu transformarem-se numa das bandas mais proeminentes do heavy metal actual e ganharem direito a um lugar especial do coração da comunidade metaleira, com fãs e músicos de outras bandas a mostrarem respeito e a não pouparem elogios ao quinteto. E é muito fácil perceber porquê. Warrel Dane e Jeff Loomis – um dos vocalistas e um dos guitarristas mais respeitados das suas respectivas gerações – fazem parte da formação do grupo e, ao longo de sete álbuns, foram aperfeiçoando a sua fusão de riffs poderosos, técnica irrepreensível e a força dos fabulosos pulmões de Dane, numa sonoridade que mistura heavy metal, thrash/death técnico, algum prog e lhe injecta um groove e uma sensibilidade melódica arrebatadoras. No ano em que comemora vinte anos de carreira, a banda continua tão vital como sempre, com o último «The Obsidian Conspiracy» a ser visto como um dos lançamentos mais aguardados do ano passado e mais um passo em frente para um projecto que sempre se deixou guiar pela emoção para caminhar por territórios nunca antes explorados.

Ao lado dos Amorphis e My Dying Bride, que assinaram uma actuação memorável na II Edição do Festival Vagos Open Air, os ANATHEMA completaram a tríade do doom metal britânico do início dos anos 90, ajudaram a estabelecer os parâmetros para a fusão death/doom e cimentaram-na, por direito próprio, como um subgénero da música extrema. Abraçando aquele imaginário gótico e cinzentão tipicamente britânico, entre lápides cobertas de musgo, os músicos de Liverpool assinaram, no espaço de quatro anos, algumas das pedras basilares do estilo. «The Crestfallen», «Serenades», «Pentecost III» e «The Silent Enigma» estabeleceram a sonoridade, influenciaram toda uma geração de músicos e viram o nome da banda inscrito no panteão da música lenta e pesada. Desde «Eternity», em 1995, quiçá inspirados pela imensidão de grupos que tentavam a todo o custo recriar o que tinham feito nos primeiros discos, embarcaram numa direcção mais melódica e atmosférica, que deu origem a outros tantos títulos incontornáveis – «Alternative 4», «Judgment», «A Fine Day To Exit», «A Natural Disaster» e, já no ano passado, «We're Here Because We're Here». Presos entre dois mundos, o do metal melancólico e o do rock mais indie, mas aceites em ambos, os ANATHEMA conquistaram uma base de seguidores imensa e, hoje em dia, já gozam de estatuto de culto.


Os bilhetes custam 30,00 euros (diário) e 50,00 euros (passe dois dias) à venda nos locais habituais. À venda está ainda uma primeira edição especial de 500 passes que inclui oferta de t-shirt oficial do festival.

Bilhetes à venda nos seguintes locais:
Ticketline (Reservas: 707 234 234 - www.ticketline.pt), Lojas Fnac, Worten, MegaRede, Agências Abreu, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Carbono (Lisboa), Carbono (Amadora), Cave (Lisboa) Lost Underground (Porto), RuaFM (Faro), BA – Bar da Associação (Faro), Nordik Bar (Faro), Ticketmaster (Espanha), Break Point (Vigo - Espanha) e Metal Trip (Madrid - Espanha).


Viagens organizadas:
Metalhead Events (Lisboa) Infoline: 917800767 – email: metalhead.events@gmail.com

True Spirit’s Alive (Porto) Infoline: 916281178 – email: truespiritsalive@gmail.com

Music Azevedo (Braga / Guimarães / Viana do Castelo / Santa Maria da Feira) Infoline: 919783046 – email: musicazevedo@gmail.com

Break Point (Vigo – Espanha) Infoline: +34 986 205533 – email: breakpoint@breakpoint.es

Metal Trip (Madrid – Espanha) Infoline: +34 647 930470 – email: info@metaltrip.com

Sem comentários:

Enviar um comentário