05 março 2012

Epica - Concertos em Portugal!



21 de Abril - INCRÍVEL ALMADENSE (Almada)
Abertura de portas: 19h30 - Início do espectáculo: 20h00
1ª parte: Stream of Passion e Xandria

22 de Abril - HARD CLUB - Sala 1 (Porto)
Abertura de portas: 19h30 - Início do espectáculo: 20h00
1ª parte: Stream of Passion e Xandria

Desde que começou a tomar forma, a música pesada tem estado em constante evolução e as últimas décadas têm sido particularmente profícuas no que à expansão das suas regras básicas diz respeito. O surgimento de novos géneros, subgéneros e híbridos tem vindo a quebrar tabus e a alargar de forma muito significativa aquilo que é visto hoje em dia como metal. Os holandeses EPICA estão entre os mais aplaudidos e destacados representantes do female fronted metal, uma tendência que tem vindo a ganhar uma força e exposição consideráveis durante os últimos anos. Prestes a comemorar a primeira década de existência, são já uma das mais aplaudidas e bem-sucedidas propostas dentro do estilo e, com quatro discos de sucesso no fundo de catálogo, preparam-se para dar início a um novo capítulo da sua carreira. «Requiem For The Indifferent», o quinto álbum do sexteto, a editar em Março de 2012, é um registo conceptual baseado nas adversidades que a humanidade atravessa, mas que carrega uma forte mensagem de união e abertura à mudança. É essa luz ao fundo do túnel que os músicos vêm mostrar ao público nacional nos dias 21 e 22 de Abril, nos palcos da Incrível Almadense e do Hard Club.

De 1995 a 2002, Mark Jansen foi a principal força motriz dos muito aplaudidos After Forever. Sentindo-se limitado em termos estilísticos, a força criativa de «Prison Of Desire» e «Decipher» decidiu dar um novo rumo à sua vida artística e, poucos meses depois de ter abandonado o grupo que tinha fundado sete anos antes, criou um novo projecto. Nasciam assim os EPICA, que se estrearam na cena com «The Pantom Agony» em 2002 e, desde então, não mais olharam para trás na sua laboriosa escalada à primeira divisão do metal moderno. Em 2006, já após terem editado um segundo álbum e recolhido aplausos unânimes por parte da crítica e do público, sofreram a primeira mudança de formação, mas não baixaram os braços nem por um instante, revelando a fibra que faz falta a muitos outros músicos da mesma geração. Foi um colectivo revigorado – e que não sofre mudanças desde 2009 – que gravou «The Divine Conspiracy» e «Design Your Universe», dois discos que os cimentaram como uma das mais consistentes propostas do peso cantado no feminino.

Tendo como peças-centrais o registo mezzo-soprano da talentosa Simone Simons e as vocalizações guturais do estratega Jansen, os EPICA criaram para si um nicho muito próprio entre a agressividade do thrash/death metal, a abordagem mais ligeira do power metal sinfónico e alguns elementos góticos. Banda de contrastes, pegaram na faceta orquestral da sua música e exploraram-na com profundidade e sem precedentes neste espectro, através de arranjos verdadeiramente épicos – interpretados por uma orquestra a sério, contrastando com a tendência, à altura, para a utilização de teclados e sintetizadores na criação destes ambientes derivados da música clássica e das bandas-sonoras criadas por nomes como Danny Elfman ou Hans Zimmer. No entanto, a música do colectivo oriundo de Reuver não se faz apenas de orquestrações e ambientes cinematográficos, sendo que não abdicam um grama que seja do peso que estará para sempre associado ao metal. As guitarras mantêm um tom bem agressivo e a sessão rítmica um compasso possante, criando o contraste perfeito com a beleza contida nos arranjos sinfónicos e na voz de Simone.

Os bilhetes para o concerto custam 24€, à venda nos locais habituais.
Reservas: Ticketline (1820 - www.ticketline.sapo.pt). Em Espanha: Break Point.

À venda VIP Tickets, que inclui:
- Entrada para o concerto
- Meet & Greet com a banda
- Passe VIP laminado
- Poster autografado da banda
- Copo de shot dos Epica

Sem comentários:

Enviar um comentário