10 julho 2011

Motörhead - Ex-Guitarrista Wurzel faleceu ontem!


Michael Burston (23 de Outubro de 1949 - 9 de Julho de 2011) conhecido pelo nome artístico, Würzel, era um músico inglês e ex-guitarrista dos Motörhead.
Antes de se juntar aos Motörhead em 1984, Burston foi cabo no Exército, servindo na Alemanha e na Irlanda com o 1 º Batalhão do Regimento de Gloucestershire, e tocou nas bandas Bastard e Warfare. Juntando-se a outro guitarrista relativamente desconhecido, Phil Campbell, eles tocaram juntos numa audição dos Motörhead, e ambos foram seleccionados. O novo line-up de quatro membros fez a sua estreia de gravação numa faixa de apoio para os "The Young Ones" em 14 de Fevereiro de 1984. Burston adquiriu o apelido de Wurzel, no Exército, por ser comparado ao personagem Worzel Gummidge devido ao seu cabelo estilo espantalho e modos rústicos. O vocalista Lemmy exigiu que Wurzel adicionasse um umlaut ao 'U' do seu nome, para efeitos de heavy metal.
Würzel viu uma série de alterações no line-up da banda, cada uma envolvendo o baterista, até que ele saiu em 1995. Apesar de ter tocado em Sacrifice, ele deixou a banda antes da tour. Ele não foi substituído e os Motörhead continuam a ser um trio. Ele tinha feito algumas, mas poucas, aparições com a banda: no Download Festival de 2008 e no Guilfest de 2009, bem como algumas aparições na Tour do Reino Unido de 2008 da banda.
Em 1987, Würzel gravou o seu primeiro álbum a solo, "Bess".
Em 1998, Würzel gravou e lançou um álbum de vanguarda improvisado "Chill Out Or Die".

Ontem, 9 de Julho de 2011, Tim Butcher, técnico de baixo de longa data de Lemmy dos Motörhead, informou que Wurzel morreu. A causa da morte foi fibrilação ventricular e foi desencadeada por cardiomiopatia. Antes de morrer, Würzel estava a trabalhar em novo material com a sua nova banda, Leader of Down, que já havia anunciado o lançamento do seu single de estreia para o início de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário