10 junho 2012

IV EDIÇÃO DO FESTIVAL VAGOS OPEN AIR - Banda Extra



A organização do VAGOS OPEN AIR anunciou recentemente uma adição de última hora ao cartaz da sua IV edição, a acontecer nos dias 3 e 4 de Agosto. Cimentando ainda um pouco mais a solidez de um dos cartazes mais diversificados deste ano no que à música pesada diz respeito em solo nacional, fica assim garantida a passagem por território português de um dos regressos mais badalados e aguardados de 2012. Os lendários e muito aplaudidos grinders suecos Nasum vão subir ao palco instalado na Lagoa de Calvão, em Vagos, como convidados especiais no primeiro dia do evento, que conta com os conterrâneos At The Gates como principal atração e que fica completo com atuações dos noruegueses Arcturus e Enslaved, dos suíços Eluveitie, dos espanhóis Northland e dos portugueses Disaffected.



Com a adição de uma banda extra ao cartaz, será também colocado à venda um novo bilhete – complemento passe. Este bilhete complementar, em conjunto com um bilhete diário, equivale ao passe 2 dias. O bilhete complemento passe serve única e exclusivamente para fazer o “upgrade” do bilhete diário para o passe de 2 dias.

Preço dos bilhetes
Bilhete diário: 30 euros
Passe 2 dias: 50 euros
Bilhete complemento passe: 22 euros *

* Apenas válido quando apresentado em conjunto com bilhete diário.


NASUM
Enquanto se mantiveram no ativo, os Nasum estiveram sempre muito à frente no universo grindcore e, graças a isso, são atualmente vistos como um dos projetos mais influentes e refrescantes surgidos da geração extrema dos anos 90. E, durante pouco mais de uma década, deram cartas numa tendência que – quando a dupla formada por Mieszko Talarczyk e Anders Jakobson começou a escrever canções em 1992 – estava desesperadamente a necessitar de um proverbial chuto no rabo. Fizeram-no com aparente facilidade, injetando à tradição death metal e punk/d-beat local doses massivas da fúria e rapidez cortantes típicas do grind. Uma experiência ousada, mas muito bem-sucedida e que, ao longo dos anos, lhes valeu elogios rasgados por parte da imprensa, dos fãs e até dos pilares do género – os elementos dos britânicos Napalm Death, por exemplo, nunca se furtaram a admitir publicamente o seu imenso respeito pela banda oriunda de Örebro.

Discos como «Inhale/Exhale», «Human 2.0» e «Helvete» são hoje pedras basilares do grindcore e, com atuações explosivas a servirem-lhes de apoio, os Nasum foram ganhando um estatuto que já ninguém ousa sequer contestar. Com a aproximação do novo milénio, todo o trabalho árduo por parte do grupo parecia estar finalmente a ser compensado e «Shift», de 2004, prometia fazê-los chegar onde nunca tinham chegado antes. Tragicamente, o percurso do coletivo seria subitamente interrompido quando, em Dezembro de 2004, Mieszko Talarczyk desapareceu no tsunami que devastou a Indonésia, a Índia e o Sri Lanka. Perdia-se ali não só uma das almas criativas dos Nasum como também uma das peças-chave do seu sucesso e, acima de tudo, um músico e produtor genial. O fim do grupo foi anunciado em Maio de 2005, três meses depois de encontrado e identificado o corpo do vocalista/guitarrista.

Ao longo dos últimos sete anos, os ex-membros da banda foram mantendo-se ocupados com projetos como os Burst, Coldworker, Victims ou Regurgitate... Todos foram ganhando notoriedade por mérito próprio e, apesar da edição póstuma de um disco ao vivo e de uma coletânea com material extra-álbuns, nem os fãs mais acérrimos sonhavam com um regresso. No entanto, os músicos não tiveram oportunidade de se despedir convenientemente dos fãs e, sem que alguém o pudesse supor, a ideia de um retorno aos palcos – para uma digressão de despedida – começou a germinar na cabeça de Anders Jakobson, Jesper Liveröd, Jon Lindqvist e Urban Skitt. Para o lugar de vocalista foi convidado Keijo Niinimaa, dos finlandeses Rotten Sound, uma banda com fortes ligações aos Nasum e que muita gente vê como os herdeiros do seu trono – o que só vem reforçar a ideia de que estes espectáculos vão ser, acima de tudo, uma sentida homenagem ao legado de um dos músicos mais influentes das últimas duas décadas de extremismo sonoro. Talarczyk é insubstituível, mas esta vai ser a última oportunidade – e também a primeira, uma vez que nunca tocaram cá – para muitos dos seus fãs testemunharem, ao vivo e a cores, a energia e o poderio sonoro que sempre caracterizaram as prestações do grupo. A não perder!

3 de AGOSTO
AT THE GATES
ARCTURUS
ENSLAVED
ELUVEITIE
NORTHLAND
DISAFFECTED

Special guests: NASUM

4 de AGOSTO
ARCH ENEMY
OVERKILL
CORONER
TEXTURES
CHTHONIC
MINDLOCK

Bilhetes à venda nos seguintes locais: Ticketline (Reservas: 1820 - www.ticketline.pt), Lojas Fnac, Worten, El Corte Inglés, C. C. Dolce Vita, Casino Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Ag. Abreu, C. C. MMM e C. C. Mundicenter, Carbono (Lisboa), Carbono (Amadora), Ticketmaster (Espanha), Break Point (Vigo - Espanha) e MetalTrip (Madrid - Espanha).

Viagens organizadas:

Metalhead Events (Lisboa) Infoline: 917800767 – email: metalhead.events@gmail.com

Music Azevedo (Braga / Porto / Santa Maria da Feira) Infoline: 919783046 – email: musicazevedo@gmail.com

Break Point (Vigo – Espanha) Infoline: +34 986 205533 – email: breakpoint@breakpoint.es

MetalTrip (Madrid – Espanha) Infoline: +34 647 930470 – email: info@metaltrip.com

1 comentário: