24 novembro 2011

IV EDIÇÃO DO FESTIVAL VAGOS OPEN AIR - Novas bandas confirmadas!


 LAGOA DE CALVÃO - VAGOS

ARCTURUS e TEXTURES são as novas confirmações para a IV Edição do Vagos Open Air, que acontece nos dias de 3 e 4 de Agosto de 2012, na Lagoa de Galvão. Uma das mais inovadoras bandas norueguesas de todos os tempos e uma das grandes revelações do metal aventureiro dos últimos anos, juntam-se assim aos lendários thrashers OVERKILL e aos enigmáticos ENSLAVED, num cartaz que, à semelhança das edições transactas, tem tanto de bom para oferecer aos fanáticos das franjas mais tradicionais do som extremo como aos das mais vanguardistas. Ganha assim solidez um evento que, pelo quarto ano consecutivo, vai levar a Vagos alguns dos nomes mais importantes e icónicos da música pesada. Podem ainda faltar nove meses até Agosto do próximo ano, mas as razões são mais que suficientes para marcar desde já a data no calendário.

Os ARCTURUS foram o primeiro super-projecto a sair do infame movimento black metal norueguês e, desde então, não mais pararam de surpreender com a sua abordagem aventureira e subversiva a um dos géneros com regras mais rígidas no espectro da música extrema. Com o colossal «La Masquerade Infernale» – um dos discos mais marcantes da década de 90 – pegaram na essência do estilo, manipularam-na e saíram do outro lado desta transformação com um híbrido de metal e influências eclécticas, apimentada por uma tendência inata para arranjos complexos e que têm tanto de clássico como de progressivo. Uma ideia que pode soar demasiado petulante no papel, mas que na prática funciona de forma intrigante, com todos os elementos díspares em que se baseia a sonoridade do grupo a caírem no sítio certo, num equilíbrio perfeito que deu origem a álbuns como «The Sham Mirrors» em 2002 e «Sideshow Symphonies» em 2005. Depois de um interregno de quatro anos, materializa-se finalmente a reunião do colectivo formado pelo teclista Steinar "Sverd" Johnsen, pelo baterista Jan Axel “Hellhammer” Blomberg, pelos guitarristas Knut Magne Valle e Tore Moren, pelo baixista Hugh Mingay e pelo vocalista ICS Vortex. A estrear-se finalmente em território nacional, a banda que está de volta para mostrar porque é que é vista como uma das mais originais, majésticas e artísticas da sua geração.

De criação mais recente, os TEXTURES formaram-se em 2001 e ganharam rapidamente exposição mediática graças à frescura da música que praticam. «Polars», o disco de estreia, foi descrito pela revista Oor como “o melhor álbum de metal alguma vez saído da Holanda” e a febre espalhou-se – não só na Europa, mas também do outro lado do Atlântico – graças aos dois álbuns que editaram a seguir, «Drawing Circles» e «Silhouettes». Apostando na mistura de peso, melodia, brutalidade e técnica, apimentada por uma saudável esquizofrenia a nível rítmico e por uma tendência para a inovação, actualmente são vistos como os líderes do novo movimento extremo holandês. Com digressões ao lado de nomes como Amon Amarth ou Periphery, os TEXTURES não param de crescer – em todos os sentidos. O recentemente editado «Dualism», quarto disco do colectivo de Tilburg e primeiro com selo da Nuclear Blast, é o melhor exemplo que podiam ter dado de que vão sempre um pouco mais além a cada novo registo que gravam. Ainda mais carregados de balanço, orelhudos e com um som geral mais majestoso, os novos temas mostram que o grupo está no pico na sua forma. Do metalcore aos poli-ritmos, passando por atmosferas envolventes, o sexteto vai a todas, com um à-vontade e uma maturidade que só estão ao alcance de alguns.

A partir do dia 1 de Dezembro será colocada à venda uma edição especial de passes, com o valor de 50,00 euros, que inclui oferta de t-shirt oficial do festival. Esta edição especial só estará à venda até 31 de Dezembro.

Preço dos bilhetes:
Passe dois dias = 50,00 euros

Bilhetes à venda nos seguintes locais: Ticketline (Reservas: 1820 - www.ticketline.pt), Lojas Fnac, Worten, MegaRede, Agências Abreu, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Carbono (Lisboa), Carbono (Amadora), Cave (Lisboa) Lost Underground (Porto), Ticketmaster (Espanha), Break Point (Vigo - Espanha) e MetalTrip (Madrid - Espanha).

Viagens organizadas:
Break Point (Vigo – Espanha) Infoline: +34 986 205533 – email: breakpoint@breakpoint.es
MetalTrip (Madrid – Espanha) Infoline: +34 647 930470 – email: info@metaltrip.com

Sem comentários:

Enviar um comentário