31 maio 2011

III EDIÇÃO DO FESTIVAL VAGOS OPEN AIR - Devin Townsend Project substituem Nevermore



5 E 6 DE AGOSTO - LAGOA DE CALVÃO - VAGOS



    Após as recentes e inesperadas mudanças de formação no seio dos Nevermore, que deram origem ao cancelamento de todos os espectáculos que a lendária banda norte-americana tinha agendado para a Europa durante o Verão, DEVIN TOWNSEND PROJECT junta-se agora aos MORBID ANGEL, OPETH, TIAMAT, ANATHEMA, IHSAHN, KALMAH e ESSENCE – e aos portugueses WE ARE THE DAMNED, CRUSHING SUN, REVOLUTION WITHIN e MALEVOLENCE – no cartaz da III Edição do Festival Vagos Open Air. Uma verdadeira substituição de peso, garantida por uma das mentes criativas mais brilhantes, e carregadas de personalidade e carisma, de que há memória no universo da música extrema. Como artista a solo, produtor de excepção, membro dos extintos Strapping Young Lad – com quem integrou festivais de renome como o Ozzfest e o Download – ou vocalista do álbum «Sex And Religion», do mago da guitarra Steve Vai, o multi-facetado músico e criador canadiano afirmou-se desde cedo como uma lufada de ar fresco num espectro em que a banalidade é frequentemente confundida com talento, sendo alvo de aplausos unânimes por parte do público e da crítica.

    Nunca interessado em esquivar-se a mais uma declaração de intenções, DEVIN TOWNSEND chega ao palco instalado na Lagoa de Calvão, em Vagos, com dois dos discos mais esperados deste ano debaixo do braço. Depois do lançamento de «Addicted» e «Ki», em 2009, o músico acaba de editar os dois álbuns finais da sua extravagante tetralogia sob a designação The Devin Townsend Project. Depois de ter colocado um ponto final na carreira dos Strapping Young Lad em 2007 e de ter surpreendido muito boa gente com o tresloucado «Ziltoid, The Omniscient», recuperou o equilíbrio e voltou ao activo há dois anos com um par de discos mais focados. Descritos pelo próprio como uma “grande viagem através de diferentes estados de alma musicais”, os sucessores «Deconstruction» e «Ghost» prometem conquistar desde já um lugar de destaque na sua vastíssima discografia. O primeiro dos dois, o mais pesado, conta com convidados tão ilustres como Mikael Akerfeldt dos Opeth, Ishahn, Greg Puciato dos The Dillinger Escape Plan e Frederik Thordendahl dos Meshuggah, entre muitos outros. O segundo, que é composto por dez temas maioritariamente mais minimais e intimistas, contém algum do seu material mais calmo de sempre.

    Das humildes origens como jovem headbanger na cidade de Vancouver, no Canadá, até atingir a sua actual posição como uma das figuras mais admiradas e influentes no universo do metal e do rock progressivo, o criativo multi-instrumentista tem encarnado diversas personagens ao longo de um percurso sem momentos baixos e construído um fundo de catálogo fascinante, dividindo-se entre uma imensidão de projectos que lhe têm permitido exorcizar os seus demónios interiores e transformá-los em música que é, simultaneamente, intrigante e muito desafiadora. Famoso sobretudo por ser o homem do leme dos extremistas Strapping Young Lad, DEVIN TOWNSEND deu também voz a um álbum de Steve Vai e tocou guitarra com os britânicos Wildhearts, antes de embarcar numa profícua carreira a solo em que tem vindo a explorar toda uma paleta de emoções e que deu origem a uma vasta lista de discos e colaborações, que vão do peso castigador de «City» e «Physicist» ao ecletismo de «Sex And Religion» e ao rock progressivo e eufórico de «Synchestra» ou «Terria». Se há uma coisa de que não se pode acusar este verdadeiro homem da renascença do Séc. XXI é de ser aborrecido – ao longo das últimas duas décadas tem trocado sucessivamente de pele como se de um camaleão se trata-se, surpreendendo e adaptando-se aos tempos com a batida do seu coração a impor o ritmo.


Preço dos bilhetes:
Bilhete diário = 30,00 euros
Passe dois dias = 50,00 euros
Bilhetes à venda nos seguintes locais: Ticketline (Reservas: 1820 - www.ticketline.pt), Lojas Fnac, Worten, MegaRede, Agências Abreu, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Carbono (Lisboa), Carbono (Amadora), Cave (Lisboa) Lost Underground (Porto), Ticketmaster (Espanha), Break Point (Vigo - Espanha) e Metal Trip (Madrid - Espanha).

Viagens organizadas:
Metalhead Events (Lisboa) Infoline: 917800767 – email: metalhead.events@gmail.com
True Spirit’s Alive (Porto) Infoline: 916281178 – email: truespiritsalive@gmail.com
Music Azevedo (Braga / Guimarães / Viana do Castelo / Santa Maria da Feira) Infoline: 919783046 – email: musicazevedo@gmail.com
Break Point (Vigo – Espanha) Infoline: +34 986 205533 – email: breakpoint@breakpoint.es
Metal Trip (Madrid – Espanha) Infoline: +34 647 930470 – email: info@metaltrip.com

Sem comentários:

Enviar um comentário