14 setembro 2010

SIX FEET UNDER + MASTER


SIX FEET UNDER + MASTER


1ª PARTE: 3 Grupos (tba)

30 de Outubro - Cine Teatro Corroios

Abertura de Portas - 19h00
Inicio do Espectáculo - 19H30

Chris Barnes é sinónimo de death metal, uma figura incontornável num universo em que, feitas as contas, não há tantos ícones como isso. Famoso pelas letras controversas e explícitas, Barnes tornou-se famoso como frontman dos Cannibal Corpse e, durante os últimos 17 anos, tem liderado os seus SIX FEET UNDER com uma convicção inabalável. Reunindo músicos que passaram por grupos tão respeitados e influentes como Death e Massacre, o quarteto oriundo da Florida mantém uma sólida carreira ao serviço do death metal carregado de groove bem pesadão. Pouco dados a digressões extensas na Europa, estreiam-se por fim num palco nacional, o do Cine-Teatro de Corroios, no próximo dia 30 de Outubro.

Outra figura incontornável no universo da música mais extrema, neste caso injustamente ignorada ao longo dos quase trinta anos que dedicou ao underground thrash/death metal, é Paul Speckmann. Primeiro com os Death Strike e Abomination, durante o início dos anos 80, foi figura de proa no boom thrash que florescia do outro lado do Atlântico e, com a sua banda de sempre, os MASTER, ajudou a criar as regras para toda uma nova tendência e inspirou uma vastíssima legião de adolescentes apostados em fazer a música mais brutal possível. «Master» e «On The Seventh Day God Created... Master», os primeiros álbuns da banda, são lançamentos essenciais para quem gosta de brutalidade simples e fiel ao que de mais arcaico há da música extrema. Numa carreira com tantos altos como baixos, o grupo parece estar finalmente de volta à forma de outros tempos com «The Human Machine». É precisamente este inspirado regresso às edições que vai trazer uns MASTER revigorados a Portugal – mais uma estreia, depois de anos de espera.

BIOGRAFIA SIX FEET UNDER

Formação:
Chris Barnes - Voz
Terry Butler - Baixo
Greg Gall - Bateria
Steve Swanson - Guitarra

Os Six Feet Under nasceram em 1993, têm nove álbuns no seu fundo de catálogo e estão listados na Nielsen Soundscan como a quarta banda de death metal que mais discos vendeu nos Estados Unidos – a última contagem chegou às 370,000 cópias. Números impressionantes, sobretudo se tivermos em conta a descontracção que sempre dominou a sua carreira.

A banda foi formada como um projecto paralelo de Chris Barnes (na altura nos Cannibal Corpse) e Allen West (dos Obituary), a que se juntou rapidamente Terry Butler (ex-Massacre e Death) e Greg Gall, baterista e cunhado de Butler. A primeira coisa que fizeram foi dar alguns concertos, em que grande parte do reportório era composto por versões, e só em 1994 começaram a trabalhar no disco de estreia. «Haunted» chegou aos escaparates no ano seguinte, com selo Metal Blade e Brian Slagel sentado na cadeira de produtor. Numa altura em que o death metal se começava a tornar cada vez mais técnico e polido, o quarteto surpreendia sobretudo pela abordagem simples, pelo groove pesadão que injectava à sua música e, claro, pelo vozeirão de Barnes.

Em 1996, em pleno processo de gravação de «Vile», o vocalista é despedido dos Cannibal Corpse e decide fazer dos Six Feet Under a sua prioridade em termos de output criativo – as colaborações ao longo dos anos, à excepção de dois discos gravados já no novo milénio com os finlandeses Torture Killer, foram muito raras. «Alive And Dead», um EP com três temas de estúdio e ao vivo, é lançado em 1996 e, no ano seguinte, «Warpath» aperfeiçoa a fórmula explorada no álbum de estreia. West, sem tempo para dedicar ao projecto, abandona não muito tempo depois e é substituído rapidamente por Steve Swanson, outro ex-Massacre. Foi essa a primeira e última alteração numa formação que, mais de uma década depois, se mantém estável. Sem perderem tempo, os músicos gravam «Maximum Violence» em 1999 e, numa altura em que o death metal estava em declínio, conseguem a proeza de vender 100.000 cópias. Isso permite-lhes realizar o impensável, transformando-os no colectivo mais pesado de sempre a actuar no oceano de punk rock e screamo que é a Warped Tour.

Abraçando sem vergonha a sua predilecção por covers, lançam «Graveyard Classics» em 2000. A revisitação de clássicos como «Smoke On The Water» ou «Purple Haze», filtrados pelo seu minimalismo brutal e pela voz ultra-gutural de Barnes, vale-lhes aplausos pelo arrojo. Entre 2001 e 2005 o quarteto mantém um ritmo imparável com diversas digressões pelos Estados Unidos, a ocasional aparição em solo europeu e uma sequência de álbuns imparáveis – «True Carnage» (que conta com colaborações de Ice T e Karyn Crisis), «Bringer Of Blood» (que os mostra em regime mais negro e sujo), «Graveyard Classics 2» (composto apenas por versões de temas do clássico «Back In Black» dos AC/DC) e «13» (um retorno à abordagem mais balançada dos primeiros álbuns). Em 2005 comemora-se a primeira década de carreira dos Six Feet Under com «A Decade In The Grave», uma “caixa” com quatro CDs e um DVD que faz um óptimo resumo do que foi a sua carreira até ali. Nada interessados em viver apenas à custa do passado, Chris Barnes e companhia voltam ao seu habitual regime de trabalho intenso e, no espaço de três anos gravam mais três discos – «Commandment», «Death Rituals» e, já de 2010, «Graveyard Classics III».


BIOGRAFIA MASTER

Formação:
Paul Speckmann - Voz/Baixo
Alex Nejezchleba - Guitarra
Zdenek Pradlovsky - Bateria

Criados depois da cisão dos Warcry, os Master começaram a dar os primeiros passos em 1983, em Chicago, nos Estados Unidos. Durante quase três décadas de existência volátil a banda manteve intocado o título de pioneiro do movimento death metal. Apesar do culto sempre se ter manifestado a um nível mais underground, seria uma injustiça não falar de Paul Speckmann e sejam-quem-forem-os-músicos-que-o-acompanham-na-altura, ao lado de clássicos da tendência como os Possessed, Necrophagia, Death ou Morbid Angel.

Desde cedo com uma queda muito forte para a instabilidade e hesitantes q.b. numa “cena” a dar ainda os primeiros passos, o início de carreira foi turbulento e inconstante. Poucos meses depois de ter feito o primeiro ensaio, a banda já se tinha separado, com Speckmann – o baixista, vocalista e mentor do projecto – a criar os Death Strike. Paul não demora muito a reclamar para si a designação Master (basicamente os Death Strike transformam-se nos Master), e, em 1985, assina contrato com a Combat Records. O disco resultante dessa colaboração transformou-se num clássico dos bootlegs underground na primeira metade da década de 90 e manteve-se sem edição até 2003, quando foi lançado pela Displeased Records com o título «Unreleased 1985».

O grupo só voltaria a reaparecer quatro anos depois, já com um pé na Nuclear Blast graças aos Abomination – outro dos projectos de Speckmann. A gravação do disco homónimo também não foi fácil, com uma primeira versão editada em 1990 e outra, em 1991, como Speckmann Project. Nesse ano é editado também «On The Seventh Day God Created ... Master». O segundo disco dos Master foi gravado com Paul Masvidal (dos Cynic e Death) na guitarra e merece um lugar do trono do death metal. «Collection Of Souls» é editado em 1993 e, depois de cinco anos sem assinarem um contrato, «Faith Is The Season».

Speckmann ressuscita os Abomination, muda-se para a República Checa e junta-se aos Krabathor. Os Master reaparecem em 2002 com «Let's Start A War» e uma formação renovada – Speckmann acompanhado por elementos dos Krabathor. Nos quatro anos entre 2004 e 2007, já com Alex Nejezchleba na guitarra e Zdenek Pradlovsky na bateria, gravam três discos («Spirit Of The West», «Four More Years In Terror» e «Slaves To Society») e tocam de forma regular deste e do outro lado do Atlântico. Três anos depois voltam finalmente à carga com «The Human Machine», uma prova de que, apesar de tudo, a essência continua inalterada.


Six Feet Under / Master

Press Release

Cine Teatro Corroios - 30 de Outubro

Preço dos bilhetes: 22,00 Euros (venda antecipada) e 26,00 Euros (no próprio dia)

Abertura de Portas - 19h00
Início do Espectáculo - 19h30
Bilhetes à venda nos locais habituais. Reservas: Ticketline (707 234 234 - www.ticketline.pt).
Em Espanha: Break Point.

Sem comentários:

Enviar um comentário