22 setembro 2010

Moonspell e Heavenwood (Hard Club - 19 de Setembro)

Dia 19 de Setembro, actuaram dois conceituados nomes do metal nacional no tão esperado Hard Club que recentemente marcou o seu regresso.
Heavenwood e Moonspell proporcionaram um excelente fim de semana, pois nunca é demais rever e relembrar temas que são marcas na música nacional.
Relativamente ao local, o cheiro da tinta fresca ainda se fazia notar. A infraestrutura em geral está apelativa retratando um Hard Club moderno, a organização, som e luzes estiveram bem. Apenas um pormenor muito importante foi a falta de ventilação e extracção de fumo, que provocou um efeito de sauna dentro da sala e a acumulação de fumos que a dada altura já provocava uma certa dificuldade em assistir ao espectáculo caso se estivesse no piso de cima.

Cerca das 22 horas os Heavenwood deram início à noite. Com mais um albúm a caminho e tendo anunciado o fim de concertos dedicados ao seu último trabalho “Redemption” no concerto dado no Rivoli no passado dia 17 de Julho, os Heavenwood apresentaram seis temas que percorreram vários albúns da banda, assim como tocaram o tema de apresentação do seu último trabalho.
Após a intro, arrancaram com o tema “Rain of July” do albúm Swallow de 1998, passando para o Redemption de 2008 com o single “13th Moon”. De volta ao passado fizeram as delícias do público com “Flames of Vanity” do Diva de 1996 e voltaram ao último trabalho com “Fragile”. O penúltimo tema foi a nova música “The Arcadia Order” que já tem sido apresentada nos últimos concertos dados. Este tema promete uma nova fase da carreira de Heavenwood, sendo que a música apresenta uma sonoridade mais pesada e sinfónica que poderá ir buscar inspiração ao passado mais pesado da banda como Disgorged.
Para terminar a sua actuação, voltaram ao albúm Swallow com o tema “Suicidal Letters”.
Embora o recinto ainda não estivesse completo, não pode deixar de se notar a quantidade de fãs que segue os Heavenwood.

Cerca das 23h30 os Moonspell subiram ao palco. A sua última actuação no Hard Club foi em Dezembro de 2006, pelo que este foi um regresso esperado ao local. Durante hora e meia, tivemos oportunidade de realizar mais uma viagem no tempo, como Fernando Ribeiro mencionou, na carreira da banda.
Foram ouvidos 17 temas que percorreram os vários albúns de Moonspell, inclusive temas do albúm Anno Satanae que recentemente voltaram a tocar ao vivo ( o concerto dado no Caos Emergente marcou o regresso da interpretação ao vivo de temas desse albúm) e o tema “Trebaruna” do albúm Wolfshade que já não era tocado ao vivo à cerca de 14 ou 15 anos.
A interacção de Fernando Ribeiro foi, como sempre, uma constante, e a presença das vozes femininas intensificou o espectáculo em temas como “Scorpion Flower” ou “Raven Claws”.
Fernando Ribeiro não deixou de dedicar umas palavras aos Heavenwood, que tal como foi dito, já se encontraram inúmeras vezes, tanto em solo nacional como internacional.
O concerto não podia ter começado melhor, com os temas “Perverse...Almost Religious”, “Opium” e “Awake” do albúm Irreligious de 1996, a partir daí foi emoção constante até ao grande final com “Full Moon Madness” do mesmo trabalho.
Set List:
Perverse... Almost Religious
Opium
Awake
For a Taste of Eternity
Wolfshade
Love Crimes
Opus Diabolicum
Goat On Fire
Finisterra
Moon In Mercury
Abysmo
Scorpion Flower
Vampiria
Trebraruna
Alma Mater
Encore
... Of Dream and Drama
Raven Claws
Full Moon Madness

Relativamente ao Hard Club, marca o regresso de um dos locais mais marcantes de espectáculos do Norte e que definitivamente fazia muita falta, pois infelizmente não há muitos locais assim, o que se faz desde logo notar na alteração de local de concertos como Dark Tranquility que inicialmente seria no Teatro Sá da Bandeira e foi transferido para o Hard Club.

Sem comentários:

Enviar um comentário