28 setembro 2010

THE AGONIST - 12 de Novembro - Musicbox



Abertura de Portas - 21h30
Inicio do Espectáculo - 22H00

Ainda a ganhar terreno na Europa, os canadianos THE AGONIST são já um caso raro de sucesso do outro lado do Atlântico. Com apenas quatro anos de carreira, a banda liderada por Alissa White-Gluz – votada por duas vezes como uma das Hottest Chicks in Metal pelos leitores da revista Decibel! – tomaram de assalto os Estados Unidos com «Once Only Imagined». Durante o período de promoção ao seu disco de estreia, passaram quase três anos inteiros na estrada e completaram diversas digressões pelos Estados Unidos ao lado de bandas tão famosas como os The Haunted, Overkill, Enslaved, Epica, Arsis, God Forbid ou Sonata Arctica. Já foram convidados para actuar em localizações tão afastadas do seu país natal como o Japão, Colômbia e México; o vídeo-clip que gravaram para o single «Business Suits And Combat Boots» arrebatou um prémio nos melhores vídeos do ano para os espectadores do Headbanger's Ball em 2007. Em apenas três anos construíram uma base sólida de seguidores e acumularam a experiência necessária para que, hoje em dia, ninguém se atreva a questionar a sua validade. No dia 12 de Novembro, no palco do Music Box, a belíssima Alissa e os seus companheiros vão mostrar um tesouro por descobrir – em estreia nacional!

O crescimento, a todos os níveis, que os THE AGONIST sofreram desde o lançamento de «Once Only Imagined» está bem patente no seu segundo álbum de originais, um passo de gigante em relação ao que tinham mostrado no disco de estreia. «Lullabies For The Dormant Mind» é uma mistura de diversos estilos e estados de espírito, reflexo de uma banda mais madura e que mostra já saber exactamente como atingir os seus objectivos. Para isso contribuiu muito o produtor Christian Donaldson (nome ligado aos Cryptosy) e uma série de convidados, entre os quais se destacam Jonathan Lefrancois-Leduc (dos Blackguard) nas orquestrações e diversos músicos com formação clássica. Seguindo de perto o surrealista conceito visual, misto de beleza obscura e retorcida, criado para o lançamento, o grupo mantém inalteradas as suas veias sinfónica e gótica, aplicando-as ao death metal melódico, ao metalcore mais pesadão, passando até pelo black metal mais atmosférico e épico. O resultado soa como uns Arch Enemy mais obscuros e pesados, com a Amy Lee como vocalista. De personalidade própria bem vincada, apesar de uma fugaz participação da versão canadiana do “Ídolos”, Alissa White-Gluz comanda as tropas com uma voz que faria corar muitos dos seus pares masculinos e afirma um grupo em escalada para o topo do female fronted metal.

BIOGRAFIA THE AGONIST

Formação:
Alissa White-Gluz - Voz
Danny Marino - Guitarra
Chris Kells - Baixo
Simon McKay - Bateria

«Lullabies For The Dormant Mind» marca o regresso dos The Agonist aos discos e eleva a sua mistura de brutalidade e técnica, condimentada por uma das vozes mais dinâmicas no panorama actual no metal cantado no feminino (imaginem “A Bela e o Monstro”, mas com a Bela a fazer também de monstro), a um patamar superior em termos de musicalidade e criatividade.

Este processo evolutivo começou, no entanto, há seis anos atrás. Entre 2004 e 2007, a banda formada pela vocalista Alissa White-Gluz, pelo guitarrista Danny Marino e pelo baixista Chris Kells começou a fazer os primeiros ensaios, procurou elementos para completar a formação do grupo, iniciou o processo de composição, gravou as primeiras maquetas, ganhou calo a tocar ao vivo e teve tempo mais que suficiente para crescer. Tudo isto sob a designação The Tempest, que tiveram posteriormente de alterar (por motivos legais) para The Agonist quando assinaram contrato com a Century Media.

«Once Only Imagined», o disco de estreia, chegou finalmente aos escaparates em Agosto de 2007. Pensada e gravada originalmente como uma maqueta apenas para avaliação da editora, a colecção de canções foi rapidamente disponibilizada e, já com o baterista Simon McKay atrás do kit, gravaram o seu primeiro vídeo-clip. Depois disso, não voltaram a olhar para trás. O single «Business Suits And Combat Boots» viu-os chegar ao sexto lugar dos melhores vídeos do ano para os espectadores do Headbanger's Ball em 2007, White-Gluz foi nomeada uma das Hottest Chicks in Metal para os leitores da revista Revolver (feito que repetiria dois anos depois) e, durante quase três anos seguidos, a banda fez todas as digressões que lhes caíram no colo.

Durante mais uma noite a fazer milhas nas estradas norte-americanas, viveram o seu segundo momento verdadeiramente digno de um Behind The Music quando, durante uma tempestade agreste, sofreram um aparatoso acidente rodoviário nas Rocky Mountains. Ilesos, cancelaram o resto da tour e foram recuperar forças para casa. Em 2009 regressaram mais fortes que nunca com um álbum mais maduro e senhor do seu nariz. A reacção não se fez esperar, claro. «Lullabies For The Dormant Mind» já deu origem a três singles; «...And Their Eulogies Sang Me To Sleep», «Birds Elope With The Sun» e, sobretudo, «Thank You, Pain» deu mais um passo para o plano de conquista mundial que os viu chegar pela primeira vez à Europa, ao México, à Venezuela, ao Japão e até à Colômbia. Com uma abordagem mais dinâmica e agressiva, que tanto bebe na fonte da música clássica ou do jazz como nas do thrash, death e black metal melódicos, os The Agonist não deixam prisioneiros.


The Agonist

Press Release

Musicbox - 12 de Novembro

Preço dos bilhetes: 15,00 Euros

Abertura de Portas - 21h30
Início do Espectáculo - 22h00
Bilhetes à venda nos locais habituais. Reservas: Ticketline (707 234 234 - www.ticketline.pt).

Sem comentários:

Enviar um comentário