09 fevereiro 2010

Russian Circles no Musicbox a 14 de Março

RUSSIAN CIRCLES


Musicbox
14 de Março

Abertura de Portas - 21h30
Inicio do Espectáculo - 22H00

Há quem diga que são uma versão mais interessante, dinâmica e envolvente dos conterrâneos Pelican e isso, para quem gosta de pós-rock/metal e continua à procura de alternativas ao óbvio, é dizer muito.

Oriundos de Chicago, os Russian Circles são um trio e fazem música instrumental. Tendo em conta o crescimento que esta tendência muito peculiar tem sofrido ao longo dos últimos anos é cada vez mais difícil encontrar projectos que se afirmem pela inovação. Mais que inovar, o trio formado por Mike Sullivan, Dave Turncrantz e Brian Cook dá ao ouvinte uma visão diferente do que é o instrumetal. As canções são relativamente simples, os três músicos não se perdem em devaneios e, para apimentar as coisas, a música flui de uma forma linear e parece que conta a história de um livro que ainda está por escrever. A narrativa é inspiradora, cria imagens na cabeça e, das melodias mais envolventes aos riffs mais opressivos, vai saltando por dois estados de espírito que, bem vistas coisas, acabam mesmo por completar-se.

Ao contrário do que é comum em bandas que dispensam o input de um vocalista, a música dos Russian Circles sempre soou completa. Os dois primeiros álbuns, «Enter» e «Station», são um exemplo inegável das capacidades de composição do grupo. No entanto, «Geneva» (de 2009), foi um enorme salto em frente em relação a tudo o que tinham feito até então. As canções são mais compassadas, um pouco menos agressivas e, em geral, mostram que – à laia de uns Mono ou Explosions In The Sky – o trio também sabe incorporar como ninguém, melodia nas suas composições.

No entanto, é em concerto que a sua música ganha realmente uma injecção de energia que contagia. Os espectáculos são enérgicos e isso ficou bem provado nas digressões que fizeram ao longo dos anos com os Tool, Mono, Coheed & Cambria ou Minus The Bear. No dia 14 de Março, o palco do Music Box vai acolher o regresso a Portugal dos Russian Circles. Quem os viu na Galeria ZBD, a abrir para os These Arms Are Snakes, garante que se vai estar no meio de um turbilhão de emoções sónicas – dos ambientes mais melancólicos e melodias encantadoras a descargas de peso que inspiram ao abanar de cabeça.

BIOGRAFIA

Formação:
Dave Turncrantz - Bateria
Mike Sullivan - Guitarra
Brian Cook - Baixo

A expressão “russian circles” descreve, na gíria dos jogadores de hóquei no gelo, uma manobra que fazem em campo. Deve ser algo bonito de ver em câmara-lenta, se atentarmos a um tema como «Melee». É um dos sete contidos em «Geneva», o pináculo criativo dos Russian Circles até ao momento.

As raízes do projecto remontam a uma banda chamada Dakota/Dakota, onde o guitarrista Mike Sullivan e o baixista Colin DeKuiper se encontraram pela primeira vez. Com a separação desse grupo seguiram caminho juntos e, em 2005, juntaram-se ao baterista Dave Turncrantz (dos Riddle of Steel) na cidade de Chicago. Nascem então os Russian Circles, que fazem pós-rock reduzindo ao essencial o formato tradicional do rock. Sem perder tempo, o trio grava um único EP e esgota rapidamente duas edições limitadas.

Tudo parece, aliás, ter acontecido muito rápido na carreira dos Russian Circles. Na Primavera de 2006, «Enter» marca a estreia no formato de longa-duração e o grupo vai para a estrada com os Minus The Bear e Chin Up Chin Up. Actuam no gigantesco South by Southwest, em Austin, no Texas, fazem umas datas com os Tool no Reino Unido e tudo parecia estar bem... até DeKuiper abandonar, em 2007.

Para o seu lugar, Sullivan e Turncrantz foram buscar um dos baixistas mais geniais e injustamente ignorados no underground norte-americano da década passada. Brian Cook, dos Botch e These Arms Are Snakes, juntou-se ao grupo ainda antes da gravação de «Station», o primeiro álbum para a independente Suicide Squeeze. Gravado pelo reputado Matt Bayles (produtor dos discos mais consensuais dos Mastodon), «Station» chegou aos escaparates em Maio de 2008 e foi muito bem recebido, tanto pelo público como pela imprensa.

O trio fez-se à estrada nos Estados Unidos, andou pela Europa com os These Arms Are Snakes e, mostrando que só estão bem a fazer aquilo que sabem fazer melhor, lançaram nova música em Outubro de 2009. «Geneva», o terceiro e mais recente lançamento, mostra uns Russian Circles ainda mais expansivos e até lhes valeu a posição #24 na tabela Heatseekers da Billboard.


Russian Cirlces

Musicbox - 14 de Março

Preço dos bilhetes: 16,00 Euros

Abertura de Portas - 21h30
Início do Espectáculo - 22h00
Bilhetes à venda nos locais habituais. Reservas: Ticketline (707 234 234 ). Em Espanha: Break Point.

Sem comentários:

Enviar um comentário