27 junho 2009

Noise Ritual Sessions 2009

No dia 20 decorreu, no Pavilhão da Senhora da Hora, este evento que há mais de um mês ouvia falar.
Eram nove bandas anunciadas, com início às 21h e expectativas de uma longa noite, tanto por parte do público, como por parte das próprias bandas.
Loss Spectra of Fire tinha concerto cancelado, pelo que ainda assim havia oito bandas de géneros musicais variados para uma festa prevista como uma antecipação ao S. João, até porque a noite estava excelente e estava mais calor na rua do que dentro do pavilhão. No final não foi isso que aconteceu.
Mas começando pelo início...
Quando cheguei ao local já passava das 21h30 e a primeira banda S.S.B.B. (The Sticks & Stones & the Broken bones) já estava a começar a tocar a última música, pelo que mal apreciei este concerto. Esta é uma banda de rock do Porto e o link do My Space é:
http://www.myspace.comthesticksandstonesandthebrokenbones
Ainda não estavam assim muitas pessoas, mas a afluência final foi muito inferior ao que esperava. Penso que não deveriam ter estado lá mais de 200 pessoas, e sendo o pavilhão de um tamanho agradável à vista parecia ainda menos. Pelo menos todas as bandas se mostraram bem dispostas e tinham o apoio do público, claro está, que algumas atraem mais pessoas e a variação de estilo influencia a atitude perante as músicas.
De seguida actuaram os Chemical Wire também do Porto e o seu estilo é Blues / Shoegaze. Tocaram uma cover de Supertramp. http://www.myspace.com/chemicalwire

A terceira banda da noite foram os Blind Charge do Porto. Este grupo de rock / alternativa formou-se em fins de 2002 e conta já com os EP's "Random Chaos" e "Pieces of a Black Box". Partilharam uma música com o vocalista de Chemical Wire, o que mais uma vez demonstra interacção e apoio entre bandas.
http://www.myspace.com/blindcharge

Os X-Cons (Porto) trouxeram o seu punk rock cheio de força para cima do palco e transmitiram a energia deste estilo ,que diferia do que por ai vinha, ao público que já tinha aumentado entretanto. http://www.myspace.com/xconsmusic

Quatro das bandas já tinham actuado, as pessoas já eram mais, e a primeira alteração da noite surgiu quando os "cabeça de cartaz" Heavenwood actuaram mais cedo. Para quem não conhece, Heavenwood data de 1992, já conta com uma discografia de três albúns, sendo que o último chama-se "Redemption" e o seu estilo é variação de metal e rock gótico.
Claro está que todos esperavam pelo concerto e o entusiasmo do público atraiu mais duas ou três músicas extra.
www.myspace.com/heavenwood

Durante o concerto começaram a surgir alguns problemas técnicos com o sobreaquecimento de um dos amplificadores, o que fazia com que uma das colunas deixasse de funcionar. Os Heavenwood mantiveram-se firmes e tocaram como se nada fosse, a pessoa que foi resolver a situação, levou uma ventoinha para arrefecer o aparelho e fez uma ginástica incrivel para segurar a ventoinha de modo a que esta não caísse. Tecnologia de última geração digamos.
Terminado o concerto que pessoalmente gostei de ver, faltava actuar Equaleft, Echidna e Suffochate.
Tenho acompanhado alguns concertos dos Equaleft e esta foi a primeira vez que os vi actuar num palco em condições (de espaço). Tenho a dizer que cada vez mais me surpreendem pela positiva. Embora quando começaram a tocar o baixista ainda não tinha chegado, pois estava a vir de outro concerto, o resto dos membros não deu hipótese e começou logo a incentivar o público e a tocar com toda a força. O baixista que chegou logo na segunda música também não perdeu tempo e demonstrou logo o seu "power". Infelizmente o concerto teve de ser abreviado e além de terem de tocar mais rápido, os Equaleft tiveram de tocar menos duas músicas. Mas mesmo assim deu tempo para a euforia total, e para as palavras do Miguel Inglês ao incentivo para a união entre bandas. O concerto foi repleto de mosh por todo o pavilhão, crowdsurfing em que o Miguel fez parte e no final a Wall of Death. As grades quase vinham abaixo.

Com a adrenalina no topo os Echidna (Gaia), (www.myspace.com/echidna) continuaram o trabalho com o seu death metal mas infelizmente aqui deu-se a desilusão da noite.
Foi a segunda vez que vi esta banda e estava a gostar mais do que da primeira (Porto Rio). O público continuava ao rubro e tudo cheio de energia... Os Echidna pouco tinham tocado e um membro da organização já andava no meio do palco a avisar para eles terminarem o concerto. O vocalista pediu mais uma, entretanto o microfone deixa de funcionar, mas eles continuam a actuar e o público a apoiar. O cúmulo foi quando a pessoa da organização sobe novamente ao palco e pára o concerto a meio da música e encerra o evento!!!

Conclusão, os Echidna foram prejudicados, mas pior foram os Suffochate que nem oportunidade de actuar tiveram, e pela informação que me chegou foi das bandas que vendeu mais bilhetes. Isto aconteceu eram cerca das 2h.
Pelo que me informei a Junta e a Policia deram ordem para terminar os concertos, mas isto não iliba a organização de falta de cuidado e responsabilidade.
Com tanto tempo de antecedência a planear isto, deviam ter tido mais cuidado com horários e falhas mais previsiveis, como arranjar bom material.
Claro que as pessoas ficaram revoltadas, tal como eu, que achei uma injustiça para quem pagou um bilhete para ver uma noite completa e as próprias bandas sairem prejudicadas.
Depois de uma noite supostamente a correr bem, sofri uma desilusão pela falta de profissionalismo da organização.
Tinham várias opções, ou colocavam menos bandas a tocar, ou começavam os concertos mais cedo, ou arranjam outro sitio. Qualquer solução. Agora serem interditados pelas autoridades é um aspecto que deveriam ter previsto anteriormente.
Espero que sirva de lição para concertos futuramente organizados pela AmperScreen.

3 comentários:

  1. Foi uma noite bem passada, gostei dos S.S.B.B. e X-Cons principalmente antes de Heavenhood. Heavenhood estiveram igual a si proprio (Apesar de ter gostado mais do espetaculo na casa da musica no ano passado - tb as condições eram outras). Tive pena de Equaleft e Edchina não poderem actuar como era previsto. Estiveram em grande, interagiam mto bem com o publico. Foi das melhores actuações que já vi de ambos. Suffochate não actuaram com mta pena minha, era mais que merecido poderem actuar para um publico que estavam com a adrenalina toda :D

    É pena a organização ter desilodido um belo espetaculo como este foi.

    ResponderEliminar
  2. Boas Kat thanks pela presença, pelo apoio, palavras e pelo report/fotos
    Foi pena que não tivesse corrido pelo melhor no final, mas pronto nem tudo foi mau e há que aprender com os erros.
    Para o ano espero que a organização faça melhor :D e tenha mais gente
    cheeerss
    Miguel"Inglês"
    EQUALEFT

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez, o teu report dos concertos, está completo e bem escrito!

    Obrigado pelo apoio à malta toda.

    Abraço,

    Maglor

    ResponderEliminar