26 janeiro 2010

Mono no Musicbox













MONO



1ª PARTE: Löbo

Musicbox
9 de Março

Abertura de Portas - 21h30
Inicio do Espectáculo - 22H00

Fazem a banda-sonora para um filme que não existe, a não ser nas suas próprias cabeças e nas de quem os ouve. Bebendo da aparentemente inesgotável fonte do pós-rock, pegam na mãe e no pai de todas as dinâmicas e contrastes, atingem a perfeição na construção de crescendos arrebatadores e, como se não fosse nada com eles, ainda dão um cunho muito pessoal a um género em que tudo parecia ter sido já inventado e explorado ao nível da ruptura. Explorando um sentido muito próprio de melancolia oriental e uma propensão para arranjos orquestrais, passaram os últimos dez anos a aperfeiçoar a forma ideal de traduzir ao vivo a beleza da sua música e, com o magnânimo «Hymn To The Immortal Wind», assinaram um dos melhores disco de 2009 dentro do género.span>

São assim os japoneses Mono. Takaakira Goto, Yoda, Tamaki Kunishi e Yasunori Takada – quatro misteriosas figuras que pegaram em tudo o que tornou os Mogwai famosos e, num golpe de génio, acabaram por revitalizar toda uma tendência. Graças a álbuns inspirados, é certo, mas sobretudo a espectáculos de uma envolvência capaz de hipnotizar toda uma plateia. O filme ganha vida no próximo dia 9 de Março, quando a ondulante Tamaki e os seus companheiros subirem ao palco do Music Box. Na primeira parte, a mostrar que por cá também se faz pós-rock/metal de qualidade superior, os setubalenses Löbo aproveitam a ocasião para mostrar de que é feita a sua «Alma».

BIOGRAFIA

Formação:
Takaakira "Taka" Goto - Guitarra
Tamaki - Baixo
Yoda - Guitarra
Yasunori Takada - Bateria

Os Mono mostraram desde muito cedo não ser “apenas mais uma banda”. Com apenas um ano de existência, já tinham uma formação solidificada (aquela que mantêm hoje em dia) e uma voz artística. Antes ainda de terem um EP auto-financiado debaixo do braço, já tinham feito uma digressão no Japão e até um espectáculo em Nova Iorque. Ao que se seguiram, a provar que talvez se sintam ainda mais confortáveis em palco do que em estúdio, mais espectáculos – Japão, Estados Unidos, Suécia.

Provavelmente foi esse à-vontade e dedicação, para crescer e envolver a sua audiência, que levaram o influente John Zorn a financiar o álbum de estreia do quarteto. A Tzadik lançou «Under The Pipal Tree» em 2001 e os quatro músicos passaram o ano seguinte em digressão, entre a sua terra natal, os Estados Unidos, a Europa e a Tailândia.

Em Junho de 2002, inspirados pelos concertos, fazem uma breve pausa para gravar «One More Step And You Die» e voltam à estrada durante mais doze meses. A magia começa a espalhar-se pelo planeta e, sem dar mostras de cansaço, o grupo mantêm-se mais activo que nunca. Em parceria com Aki Onda e alguns músicos da música experimental nova-iorquina nasce o disco de remisturas «New York Soundtracks» e, pela primeira vez com Steve Albini sentado na cadeira de produtor o terceiro disco de originais. «Walking Cloud And Deep Red Sky, Flag Fluttered And The Sun Shined» chega aos escaparates em Abril de 2004 e, dois anos e mais umas quantas digressões depois, «You Are There».

Após terem apalpado o pulso à epicidade da sua música mais a sério no disco de colaboração com o conterrâneo World's End Girlfriend («Palmless Prayer/Mass Murder Refrain», de 2007), os Mono decidiram abraçá-la com toda a sua força e, já em 2009, gravaram, com a ajuda de uma orquestra de câmara composta por 28 músicos, o bombástico «Hymn To The Immortal Wind». É esse o disco, votado pela imprensa como um dos melhores do ano passado dentro do género, que agora os traz de volta a Portugal.


Mono

Musicbox - 9 de Março

Preço dos bilhetes: 16,00 Euros

Abertura de Portas - 21h30
Início do Espectáculo - 22h00
Bilhetes à venda nos locais habituais. Reservas: Ticketline (707 234 234 - www.ticketline.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário