07 janeiro 2010


EVILE
WARBRINGER
THE FADING
6 Fevereiro – Cine-Teatro Corroios – Corroios
Abertura de Portas: 19H30
Bilhete: 16€ (Venda antecipada) e 18€ (venda no dia)
“Bang your head against the stage like you never did before...”, comandava um jovem James Hetfield em «Whiplash», ode por excelência ao thrash/speed metal e ao espírito dos anos 80 contida no disco de estreia dos Metallica. A frase tornou-se mítica e serviria para descrever na perfeição o espírito selvagem que caracterizou a efervescência de uma nova tendência que estava então a despontar. A rapidez furiosa e desgarrada do thrash acabou por espalhar-se aos quatro cantos do planeta, a indústria domou a besta e, salvo raras excepções, as bandas do género acabaram por cair no esquecimento.
Quase duas décadas depois o velhinho thrash ganhou um novo fôlego, provocado essencialmente por uma geração de músicos jovens que começaram a descobrir as colecções de discos dos seus irmãos mais velhos. Os blusões cheios de patches saíram do armário, os cintos de balas vieram atrás e, de repente, toda a gente ficou novamente com vontade de abanar a cabeça. É isso que os britânicos Evile, que trazem na bagagem uma explosão de energia chamada «Infected Nations», prometem fazer neste regresso a Portugal. Pôr toda a gente a fazer headbanging furioso q.b., de preferência com uma cerveja na mão, num frenesim de cabelo no ar. Os norte-americanos Warbringer – de regresso depois de uma fervorosa passagem por cá aquando da edição do seu disco de estreia – e os debutantes The Fading estarão também em palco para ajudar à festa. O embate acontece a 6 de Fevereiro, no Cine-Teatro de Corroios.
Os bilhetes para o concerto custam 16,00-Euros (venda antecipada) e 18,00-Euros (venda no dia), à venda nos seguintes locais: Ticketline (www.ticketline.pt), Lojas Fnac, Agencia Abreu, Worten, C. C. Dolce Vita, Megarede, Loja de discos Carbono Lisboa, Loja de discos Carbono Amadora), Cave e no local.

EVILE
Oriundos de Huddersfield, no Reino Unido, os Evile começaram a tomar forma – ainda sob a designação Metal Milita – na viragem do milénio. O objectivo era claro: manifestarem-se contra o actual estado da música pesada e, simultaneamente, criarem um som que fizesse falta no mundo do metal. Canalizando a sua paixão pelos clássicos do thrash metal, os irmãos Matt e Ol Drake, acompanhados por Ben Carter e Mike Alexander, tentaram dar um toque moderno à velocidade e agressividade típica do género, mantendo-se tão fiéis quanto possível às suas regras básicas. No entanto, foi apenas em 2004 que os músicos começaram a levar a banda mais a sério e eventualmente gravaram dois EPs, que lhes permitiram fazer a sua primeira digressão britânica. Dois anos depois, ainda sem contrato discográfico, foram votados pelos revista Terrorizer como a “melhor banda sem contrato” e tocaram em dois dos mais prestigiados festivais underground ingleses (Bloodstock e Damnation). Tanta actividade atraiu a atenção da mítica Earache Records, que editou o disco de estreia do grupo em 2007. «Enter The Grave» foi produzido por Flemming Rassmussen (nome associado aos Metallica em alguns dos seus discos mais icónicos), chegou à posição #33 das UK rock charts e a influente Kerrang! afirmou que “carregavam todo o revivalismo do género aos seus ombros”. Espectáculos com os Machine Head, Exodus, Job For A Cowboy e um “suporte” directo aos Megadeth, que inclui as datas britânicas da Gigantour, cimentaram a popularidade destes thrashers. Não interessados em passar muito tempo parados, os quatro músicos voltam a fechar-se em estúdio e gravam «Infected Nations», que revela ao mundo uma versão ainda mais coesa, madura e letal dos Evile. 2009 foi um ano marcante, a todos os níveis, para a banda... e, além do sucesso, o grupo ainda teve de gerir o choque que foi a morte, durante a primeira digressão europeia de promoção ao novo álbum, do baixista Mike Alexander. Nem dois meses depois, os Evile já anunciaram um substituto (chamado Joel Graham) e estão 100% preparados para continuar a sua campanha de conquista mundial.
WARBRINGER
Formados em 2004, em Los Angeles, nos Estados Unidos, os Warbringer estabeleceram-se como uma força a ter conta no revivalismo thrash quando, quatro anos depois, lançaram o seu disco de estreia. Corre a lenda de que um A&R da Century Media foi a um concerto ver especificamente uma banda e, depois de ter assistido a uma inspirada prestação dos jovens Warbringer, saiu de lá com contrato assinado com outra. A verdade é que famosa independente germânica editou «War Without End», mostrando ao mundo um colectivo apostado em arrastar com vigor para o Séc. XXI uma sonoridade que muita gente pensava ter desaparecido para sempre durante os anos 90. Protagonistas de actuações tão agressivas e enérgicas quanto possível, Adam Carrol e companhia destacaram-se de toda a competição gerada pela febre revivalista e, com um novo álbum nas mãos, preparam-se para vincar a sua posição. «Waking Into Nightmares», produzido por Gary Holt (dos Exodus), é uma descarga de riffs letais que promete provocar danos em plateias por todo o mundo.
THE FADING
Ainda desconhecidos de grande parte do público europeu, os The Fading são israelitas e já fazem thrash/death melódico há quase uma década. Uma intensa instabilidade a nível de formação fez com que o projecto só saísse da sala de ensaios em 2005, ano em que gravaram o seu EP de estreia – «Instruction Of Self Destruction». Segue-se nova gravação dois anos depois; «Chaos In The Flesh» foi misturado por Jonas Kjellgren (dos suecos Scar Symmetry) e permitiu-lhes partilhar palcos com os Betzefer e Eternal Gray. No entanto, é com a participação na edição israelita do Wacken Metal Battle e consequente actuação no WET Stage do gigantesco festival germânico que os The Fading sofrem um impulso a sério. Não só saíram vencedores da competição como ainda tiveram direito a um contrato com a Wacken Records, que editou recentemente a estreia «In Sin We'll Find Salvation». A banda estreia-se agora nos palcos europeus, na Infecting Nations Tour.

Sem comentários:

Enviar um comentário