28 agosto 2009

Metal Point 22.08.09

Sábado dia 22 de Agosto decorreu mais uma noite dedicada ao thrash no Metal Point. O cartaz apresentava quatro bandas: Howling Gale, Hell's Blood, Warchitectt e Prayers of Sanity.
A abertura do espaço foi às 22h e os concertos iniciaram às 22h30. Ao chegar ao local a banda de abertura Howling Gale já tinha actuado. Podia-se desde logo notar que o Metal Point encontrava-se com mais público do que ultimamente, tendo em conta a época de Verão que trás factores como férias, calor e festivais que levam ao afastamento das pessoas deste tipo de locais fechados. A boa disposição e a cerveja já entornada no chão transparecia a promessa de uma noite cheia de animação e o extremo calor do local já se fazia sentir, embora o ar condicionado estivesse a funcionar.
Howling Gale é uma banda de Famalicão, formada em Outubro de 2007 e que já conta com alguns temas originais como Empty Promises, Make It Happen, Your Screams e covers como Master of Puppets de Metallica.
http://www.myspace.com/howlinggale1
Hell's Blood foi a segunda actuação da noite. Esta é uma banda de thrash de Santa Maria da Feira. As suas músicas têm um toque de Iron Maiden. A presença em palco de Hell's Blood era de confiança e a postura e altura do vocalista impunham respeito. Os adeptos de Hell's Blood deram todo o apoio possível e a interacção do grupo com o público foi boa. Dentro das várias músicas tocaram "Hell's Blood" e ao tocar um novo tema "Black Devil" sucedeu-se um momento deveras engraçado pois em simultâneo o baterista perdeu a baqueta, o guitarrista a palheta e o vocalista enganou-se a começar a música. A última música foi um cover the Iron Maiden "The Wicker Man".
http://www.myspace.com/hellsbloodband

Warchitectt, banda do Porto, deu continuação à animada noite. Esta banda formou-se em 2006 mas já sofreu variadas alterações na sua formação inicial. O seu concerto foi iniciado com um tema instrumental e há medida que começaram a tocar todas as pessoas se aproximaram do palco, notando-se nitidamente que era uma das bandas aguardadas da noite, ora não estivessem a tocar em casa. Neste concerto pode-se finalmente assistir a mosh e muito headbanger. No segundo tema quando o vocalista começou a cantar notou-se uma enorme descrepância entre o instrumental e a sua voz. Com uma voz extremamente fina e sem variações de timbre havia uma falta de encaixe que destoava imensamente. As músicas desta banda transmitem excessivas influências de Megadeth. Embora os fãns do grupo insistissem em dizer que aquele era o estilo de voz do que apelidam de old school, o vocalista devia-se empenhar em fazer melhor para não destoar tanto do instrumental apresentado. É certo que os Warchitectt colocam o público ao rubro. Um dos temas tocados foi uma cover de "Souls of Black" de Testament.
http://www.myspace.com/warchitectt

Por fim os Prayers of Sanity terminaram a noite com o thrash de influências dos anos 80 mas introduzindo perfeitamente os dias de hoje com temas mais acelerados e voz distorcida provinda do thrash metal actual. Esta banda formou-se em 2005 e a sua origem é Lagos, Algarve. Em 2008 lançaram o albúm "Religion Blindness" e as sua influências são grandes nomes como Pantera, Metallica, Testament entre outros.
O seu concerto foi explosivo e esta banda não se inibiu em distribuir a força e boa disposição do metal algarvio. A actuação foi repleta de mosh e entusiasmo o que levou a um tema extra "Something kills you all" e a um fim de noite em grande em que não faltou cerveja, calor e muita, muita boa disposição.
www.myspace.com/prayersofsanity

É sempre bom notar a presença de elementos de outras bandas que vão dar o seu apoio conotando ainda mais a fama da união entre bandas no Norte. Elementos como Pitch Black e Headstone e as próprias bandas que actuaram estiveram sempre a apoiar e disfrutar da música tocada.
De notar que o som estava mais uma vez muito alto, o que também provoca a distorção da música impedindo por vezes que se tenha uma noção mais límpida das melodias.

Sem comentários:

Enviar um comentário