15 setembro 2011

In Flames - Concerto no Hard Club, Porto 13.09.11

Após anos sem passar por Portugal os In Flames incluíram-nos na sua tour relativa ao recente lançamento do seu décimo álbum "Sounds of A Playground Fading" passando no dia 13 pelo Hard Club no Porto, data única no país, para nos proporcionarem um memorável concerto.
A primeira parte ficou a cargo dos Noctiferia que pisaram um palco português pela primeira vez.
Esta banda eslovena formada em 1996, construiu as suas bases a partir do black metal conseguindo alcançar um estilo único percorrendo vários estilos de metal ao longo da construção dos seus cinco álbuns.
A banda começou a actuar às 21h e embora não fosse um nome muito conhecido do público, que ainda se encontrava a menos de metade do que era esperado, conseguiram cativar a audiência com a sua excelente prestação.







Cerca de uma hora depois e com o Hard Club já bastante completo os In Flames subiram ao palco, com o seu novo guitarrista Niclas Engelin, que veio substituir Jesper Strömblad,  último elemento original da banda que se afastou devido a problemas com o álcool.
Para iniciar a surpreendente noite os In Flames abriram com três temas do seu novo trabalho "Sounds of a Playground Fading". Durante 16 músicas a emoção foi uma constante.
Anders mostrou-se imparável e extremamente comunicativo, o som estava perfeito e o ambiente embora ardente pelo calor com que nos deparávamos estava ao rubro.
O crowdsurfing, mosh e roupa a voar eram uma constante, além do público cantar constantemente as músicas, o que criava um momento único e inesquecível.
Os temas tocados foram focados no novo trabalho e nos últimos álbuns, mas com um espaço para retroceder até 1997 com "The Hive" do álbum Whoracle, passando pelos álbuns Clayman, Reroute to Remain, Soundtrack to your Escape, Come Clarity e A Sense of Purpose.
Após o tema "The Quiet Place" foi tempo de cantar os parabéns ao técnico de luzes dos In Flames que celebrava 33 anos e Anders dedicou-lhe o tema seguinte "Where Dead Ships Well".
Quando Andreas mencionou a sua equipa como parte essencial do seu trabalho, evidenciou o técnico de guitarras que é português e ao qual eles chamam de "Fish", chamando-o ao palco para lhe dar um abraço.
Após os agradecimentos ao público, este perguntou se não os queriam seguir para Espanha para o seu próximo concerto ao que o público respondeu com um intenso "Portugal! Portugal!"
Pelo concerto ainda houve tempo para chamar um fan ao palco para filmar a audiência e passar o microfone a um sortudo fan para este cantar um pouco da música ao que Anders comentou: "You have a strong voice, son!".
Após um espectáculo que soube a pouco os In Flames prometeram fazer os possíveis para regressar brevemente.

Set list:
1- Sounds of a Playground Fading
2- Delivers Us
3- All For Me
4- Trigger
5- Alias
6- Swim
7- The Hive
8- The Quiet Place
9- Where Dead Ships Well
10- Fear is the Weakness
11- Come Clarity
12- Only for the Weak
13- Delight and Angers
14- Cloud Connected
15- The Mirror Truth
16- Take this Life














Agradecimentos: Prime Artists

Sem comentários:

Enviar um comentário