31 julho 2011

Gorath - Lançamento do álbum "Apokálypsis " em Setembro!


A banda belga de black metal, Gorath, vai lançar o seu quinto álbum, "Apokálypsis - Unveiling The Age That Is Not To Come", em 02 de Setembro pela Twilight Vertrieb. O CD foi gravado no Crestfallen Home Studio e Shumcot Studio por Reinier Schenk. Foi masterizado no Necromorbus Studio em Alvik, Suécia por Tore Stjerna.

De acordo com um comunicado de imprensa,  "Apokálypsis - Unveiling The Age That Is Not To Come",é "sobre o Apocalipse de João. Muitos tentaram interpretar essas visões, mas muito poucos conseguiram olhar para além da loucura, além do engano do falso 'Deus' que tantos fracos adoravam. Aqueles tolos desesperados que colocam a sua fé e esperança no julgamento final pelo seu 'Deus' vão-se deparar com uma revelação desagradável, pois Ele não é quem diz ser. Maldito é aquele que lê em voz alta as palavras da profecia e condenados são aqueles que ouvem e que guardam o que nele está escrito."


Tracklist de "Apokálypsis - Unveiling The Age That Is Not To Come":

01. Before The Throne Of The Demiurge
02. The Seven Seals
03. Wrath Of God
04. Le Porteur De Lumière
05. Beasts From The Earth And The Sea
06. Whore Of Babylon
07. Millennium (Thousand Years Of Darkness)

O vídeo de "The Seven Seals" foi gravado e editado por Dave Hannes.

My Dying Bride - Lançam Ep triplo!


Os reis do Doom, My Dying Bride, emitiram a seguinte actualização:
"Os My Dying Bride estão de volta ao estúdio para gravar um Ep triplo para lançar durante o ano. Não há títulos revelados ainda, mas a novidade é que é para ser um Ep de efectivamente uma faixa de mais de 25 minutos dividida em três "actos". A gravação vai ter lugar nos Futureworks Studios em Agosto mais uma vez com o engenheiro Mags."
"O novo LP está a ser atrasado uma vez que a banda simplesmente não está preparada para gravar isto ainda "pois as coisas estão a progredir de uma maneira interessante".

Devildriver - Video com entrevista a Dez Fafara


Mike Sullivan da ExploreMusic realizou uma entrevista ao vocalista Dez Fafara dos Devildriver no Festival Heavy T.O. em Toronto no Canadá.
O baixista dos Devildriver, Aaron "Bubble" Patrick sofreu uma lesão nas costas no início do mês, mas recuperou a tempo de poder actuar no Festival.
Bubble juntou-se aos Devildriver em substituição de Jonathan Miller, que saiu da banda em Março.

Trivium - Video com entrevista a Matt Heafy


A BareBonesMusic.com realizou uma entrevista ao guitarrista/vocalista Matt Heafy dos Trivium no Rockstar Energy Drink Mayhem Festival.
O novo álbum dos Trivium, "In Waves", será lançado no dia 9 de Agosto pela Roadrunner Records. O sucessor de "Shogun" de 2008 foi gravado nos Paint It Black Studios em Sanford, Florida, com Colin Richardson (Machine Head, Fear Factory, Slipknot), Martin "Ginge" Ford e o engenheiro Carl Brown.

28 julho 2011

Ava Inferi - Novo vídeo já está a ser realizado!


Os Ava Inferi estão actualmente a trabalhar num vídeo para o tema "The Living End" do aclamado álbum "Onyx". A filmagem será realizada em Sintra, e será uma história de fantasmas a preto e branco com inspirações tiradas de filmes mudos da década de 1940. Também constará no vídeo o conhecido escritor David Soares, cujo trabalho inclui "O Evangelho do Enforcado" (2010) e "A Conspiração dos Antepassados​​" (2007), assim como muitos outros.
O vídeo será dirigido pelo artista e designer Costin Chioreanu, que já fez o vídeo de "Majesty", com a assistência de Nuno Moreira e Valeriu Catalineanu.

Toxic Holocaust - Filmagens de Estúdio Online!


Os Toxic Holocaust publicaram um breve clip da banda no estúdio de Dexter, durante a gravação do seu novo álbum "Conjure and Command" online. "Conjure and Command" viu o seu lançamento internacional na semana passada e está actualmente em streaming na íntegra AQUI.
"Conjure and Command está disponível em vários formatos, incluindo digital, CD, vinil 12 ", como parte de um pacote LP duplo d luxo e uma edição limitada de luxo de CD e DVD que inclui um set ao vivo dos Toxic Holocaust. Uma amostra do set pode ser visto aqui: "War Is Hell".

27 julho 2011

Textures - Terceiro vídeo documentário das gravações de "Dualism" publicado!


Os holandeses Textures lançaram o terceiro e último video que documenta a gravação do seu novo álbum "Dualism". Os videoclips de behind-the-scenes mostram o baixista Remko Tielemans, o novo teclista Uri Dijk em experiências com os seus brinquedos electrónicos e o novo vocalista Daniel de Jongh (ex-Celice) na gravação das vozes.
"Dualism" será lançado 23 de Setembro na Europa e 27 de Setembro na América do Norte através da Nuclear Blast Records. O primeiro single do álbum "Reaching Home" será lançado no dia 19 de agosto a todos os principais sites de download.

Sabaton - Tema "Swedish Pagans" já está disponível!


Os suecos Sabaton publicaram outra faixa do seu álbum ao vivo "World War Live - Battle Of The Baltic Sea".
"Swedish Pagans" está disponível em http://www.facebook.com/sabaton e http://www.myspace.com/sabaton!

É tudo menos um segredo que os seis suecos são fantásticos em palco. Agora o seu poder concentrado ao vivo foi capturado em num álbum ao vivo pela primeira vez, que vai proporcionar uma atmosfera de concerto autêntica na nossa sala a partir de Agosto. "World War Live - Batle Of The Baltic Sea" será lançado no dia 5 de Agosto pela Nuclear Blast.

All Shall Perish - Novo videoclip online!


Os All Shall Perish lançaram um novo videoclip para o tema "There Is Nothing Left" retirado do quarto álbum da banda "This Is Where It Ends". O video foi dirigido por David Brodsky na MyGoodEye.
"This Is Where It Ends" chega às lojas em 29 de Julho pela Nuclear Blast Records.



EDGUY vs ROBIN HOOD!


Os Edguy acabaram de voltar da gravação do vídeo para "ROBIN HOOD", o tema de abertura do seu próximo álbum "Age of the Joker" (lançamento em 26 de Agosto). O director Oliver Sommer (Avantasia, Nena, Helloween ...) e a banda decidiram satirizar a versão de Errol Flynn "The Adventures Of Robin Hood". A miniatura épica foi filmada na floresta com um grande número de actores adicionais, contando com o comediante de TV alemão - Bernhard Hoecker em dois papéis diferentes.
Tobias disse: "Quando se decide fazer coisas assim, claro que  temos que estar cientes  que provavelmente iremos fazer figura de tolos. Nós tivemos que vestir collants e pareciamos um pouco quatro idiotas e um travesti. Mas chegamos a um ponto que já não nos importamos mais. Sentimo-nos numa posição de luxo em que a editora nos dá um monte de dinheiro para gastar em coisas realmente tolas como andar furtivamente pela floresta e parecer idiotas. O tiroteio foi um dos dias mais engraçados da nossa carreira, e isso significa algo. Apesar de ter sido um trabalho duro - a chuva, a lama, collants encharcados, cavalos zangados, transporte, um monte de travestis, luta de espadas. Vocês têm de ver!"

O single "Robin Hood" será lançado no dia 5 de Agosto e estará disponível para download e vinil verde.
A versão de vídeo da música foi cortada para 5 minutos, mas a versão do álbum tem uma duração de mais de 8 minutos.
Os fans que forem ao Wacken Open Air, irão vê-lo em primeiro lugar no festival.

CLUB NOIR - Agenda Semanal


26 julho 2011

Judas Priest - Queensryche na primeira parte do Concerto em Portugal!


A última digressão de sempre dos Judas Priest, uma das mais influentes bandas de Heavy Metal de todos os tempos, está na estrada e chega a Portugal na próxima quarta-feira. No concerto do Pavilhão Atlântico, a primeira parte fica a cargo dos Queensryche, a importante banda norte-americana de Heavy Metal Progressivo.

Como foi toda a carreira, a despedida vai ser em grande e em força, com a gigantesca digressão Epitaph Tour a passar por todas as grandes cidades, com a banda tocar todas as canções que ajudaram a fazer do nome Judas Priest um sinónimo de heavy metal!

Com os amplificadores no máximo, a banda vai dar uma última oportunidade aos fãs de verem ao vivo a infernal máquina de metal que são os Judas Priest. Ao vivo em Portugal, dia 27 de Julho, no Pavilhão Atlântico.

ABERTURA DE PORTAS * 18H30
INÍCIO DO ESPECTÁCULO * 20H00

PLATEIA EM PÉ * 33,00 EUROS
BALCÃO 1 *36,00 EUROS

LOCAIS DE VENDA: PAVILHÃO ATLÂNTICO (WWW.PAVILHAOATLANTICO.PT E 707 780 000), FNAC, WORTEN, CTT (WWW.CTT.PT), EL CORTE INGLÉS, AGÊNCIAS ABREU, AGÊNCIA ABEP, MEDIA MARKT (BENFICA, BRAGA, LEIRIA, PORTO, RIO TINTO, AVEIRO, SINTRA E ALFRAGIDE), C.C. DOLCE VITA (AMADORA, FUNCHAL, COIMBRA, OVAR, VILA REAL E PORTO), E TICKETLINE (RESERVAS: 1820 E WWW.TICKETLINE.PT). 

EM ESPANHA: BREAKPOINT (WWW.BREAKPOINT.ES).

25 julho 2011

Sigh - Update de "In Somniphobia"


"Em Somniphobia" é um pesadelo sonoro que dura mais de uma hora. A direcção musical está muito longe dos dois últimos álbuns, "Scenes from Hell" e "Hangman's Hymn". Não é fácil descrever a sua direcção, mas provavelmente pode-se dizer que é algo entre "Imaginary Sonicscape", "Hail Horror Hail" e "Gallows Gallery", ou melhor, simplesmente uma versão de pesadelo de "Imaginary Sonicscape". Coloquem heavy metal, música clássica, jazz, música tradicional indiana, Stockhausen e Xenakis num caldeirão do inferno e mexam, irão ter "In Somniphobia".
As duas primeiras músicas são muito Heavy metal, mas a partir da terceira faixa, começa. Cinco músicas são tecidas em conjunto, cuja parte é chamada de "Lucid Nightmares". É uma pura descrição sonora des pesadelos. É surrealista, étnico, drogado, atmosférico e definitivamente assustador! Montes de jóias vintage são usadas ​​como Minimoog, Prophet-5, Clavinet D-6, Roland RE-201 Space Echo, etc, juntamente com alguns instrumentos étnicos como Indian Sarangi, Sítara, Tampura e Tabla. Kam Lee (ex-Massacre, Bone Gnawer, etc) e Metatron (The Meads of Asphodel) cooperaram nas letras e vozes de "Lucid Nightmares".

III EDIÇÃO DO FESTIVAL VAGOS OPEN AIR - últimos detalhes


5 E 6 DE AGOSTO - LAGOA DE CALVÃO - VAGOS

    A contagem decrescente para a terceira edição do VAGOS OPEN AIR já começou!

    A Lagoa de Calvão, em Vagos, recebe pela terceira vez o Vagos Open Air, Festival de Verão totalmente dedicado à música Metal. Dias 5 e 6 de Agosto várias bandas nacionais e internacionais levam ao palco sonoridades que vão do puro Heavy Metal ao pesado Death Metal.

    Nesta terceira edição os cabeças de cartaz serão os suecos Opeth e os norte-americanos Morbid Angel, que tocam dia 5 e 6 respectivamente.

    Os Opeth garantem a soma de elementos mais ligeiros à sua música maioritariamente pesada, com guitarras acústicas a influências de jazz, rock progressivo, blues e até folk, comprovando o porquê de ter atraído, ao longo da sua carreira, atenções de diversos quadrantes da música pesada.

    Já os Morbid Angel, a terceira mais bem-sucedida banda de death metal norte-americana em termos de vendas, prometem demonstrar as razões de o seu álbum de estreia ter sido votado pela revista britânica Terrorizer como o álbum mais essencial de sempre da história do death metal.

    O primeiro dia do festival contará ainda com as prestações dos Tiamat, Anathema, Essence, Crushing Sun e Revolution Within, ficando o segundo dia a cargo de Devin Townsend Project, Ihsahn, Kalmah, Malevolence e We Are The Damned. Um cartaz realmente de luxo.

    O espaço do festival facultará de todos os meios necessários para a permanência no local durante os dois dias, como área de campismo, espaços de lazer, zonas de restauração e merchandising.

    Como alternativa ao campismo do VOA, o parque de campismo privado da ORBITUR a menos de 2km de distância, assegura estadia para os demais interessados. A ORBITUR em colaboração com o VOA atribui um desconto especial de 20% aos portadores do passe de dois dias. Para mais informações, consulta o site oficial do festival.

    FESTA DE RECEPÇÃO AO CAMPISTA – QUINTA-FEIRA, 4 DE AGOSTO
    Para quem chega mais cedo ao recinto do festival, o Vagos Open Air reservou uma noite animada na tenda com a melhor música seleccionada pelo DJ convidado Pedro Gonçalves aka DJ MrKool (Rockódromo) e competição Air Guitar, com oferta de prémios.

    VOA COM A CP
    Viajar de comboio poderá ser uma das melhores opções de economizar algum dinheiro assim como proteger o ambiente, e ajuda-nos a evitar problemas de tráfego. Recomendamos que usem o comboio pois tem as suas vantagens: descontos para grupos, a descontracção de uma viagem segura, vários tipos de comboios disponíveis - Alfa Pendulares, Intercidades, Urbanos e os Regionais.

    Visita www.cp.pt para as melhores ofertas, horários e preços.

    A Estação mais perto do Festival fica na cidade de Aveiro.

    Haverá ligação directa ao local do Festival por autocarros regionais de serviço ocasional. Estes encontram-se na parte de fora da estação.

    A viagem de autocarro até Calvão demora cerca de 30 minutos. Os horários dos mesmos encontram-se no site oficial do festival.

  Preço dos bilhetes:
Bilhete diário = 30,00 euros
Passe dois dias = 50,00 euros

Bilhetes à venda nos seguintes locais: Ticketline (Reservas: 1820 - www.ticketline.pt), Lojas Fnac, Worten, MegaRede, Agências Abreu, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglês, Carbono (Lisboa), Carbono (Amadora), Cave (Lisboa) Lost Underground (Porto), Ticketmaster (Espanha), Break Point (Vigo - Espanha) e Metal Trip (Madrid - Espanha).

Viagens organizadas:
Metalhead Events (Lisboa) Infoline: 917800767 – email: metalhead.events@gmail.com
True Spirit’s Alive (Porto) Infoline: 916281178 – email: truespiritsalive@gmail.com
Music Azevedo (Braga / Guimarães / Viana do Castelo / Santa Maria da Feira) Infoline: 919783046 – email: musicazevedo@gmail.com
Break Point (Vigo – Espanha) Infoline: +34 986 205533 – email: breakpoint@breakpoint.es
Metal Trip (Madrid – Espanha) Infoline: +34 647 930470 – email: info@metaltrip.com

19 julho 2011

Bon Jovi - Concerto em Portugal com Klepht na primeira parte!

 
 O GRANDE FINAL DA ÉPICA DIGRESSÃO OPEN AIR
BON JOVI AO VIVO EM PORTUGAL DIA 31 DE JULHO
KLEPHT JUNTAM-SE A REDLIZZARD NA PRIMEIRA PARTE
Após bater recordes, a épica Open Air Tour dos Bon Jovi chega ao fim em Lisboa, dia 31 de Julho no Parque da Bela Vista - o último concerto de uma das maiores digressões de todos os tempos.

A maior digressão de 2010, continuou a deslumbrar o mundo em 2011, com os Bon Jovi a cimentarem a sua posição como uma das maiores bandas ao vivo do planeta.

Pelo caminho, os Bon Jovi orgulham-se de ter apresentado muitas bandas, dando a projectos desconhecidas e emergentes a oportunidade de de actuar em estádios através de passatempos para banda de abertura e através de bandas suporte.

Em Portugal não será diferente, com os Red Lizzard, que ganharam o concurso feito em parceria com a Rádio Comercial e o Hard Rock Cafe Lisboa, e os rockers portugueses Klepht a actuarem como bandas suporte.


No início de 2010, os Klepht, 100% independentes, partem para os Estados Unidos da América na busca de uma experiência e cruzam-se com Sylvia Massy, produtora galardoada com dois Grammys, conhecida pelos seus trabalhos com Johnny Cash, Prince, Tool, Foo Fighters e Smashing Pumpkins, entre outros.

O resultado foi "Hipocondria", um disco que levou os Klepht para um novo nível, chamou a atenção dos Bon Jovi e que vai ser apresentado em frente de milhares de pessoas no Parque da Bela Vista.

Perto das três décadas de Carreira, os Bon Jovi não demonstram vontade de abrandar. Para além de ganharem um Grammy, os Bon Jovi já venderam mais de 125 milhões de discos e deram mais de 2700 concertos em mais de 50 países, para mais de 35 milhões de fãs. O "Greatest Hits", editado em Novembro do ano passado, entrou para o primeiro lugar do top de vendas em inúmeros países, vendendo mais na primeira semana que "Cross Road" (1994), do qual venderam até à data mais de 21 milhões de unidades. As digressões de 2008 e 2010 foram consideradas as maiores digressões do respectivo ano.

Para mais informações sobre os Bon Jovi, visite www.bonjovi.com.

PARQUE DA BELA VISTA (31 DE JULHO DE 2011)
ABERTURA DE PORTAS * 16H00
INÍCIO DO ESPECTÁCULO * 19H30

ENTRADA * 55,00 EUROS
GOLDEN CIRCLE * 85,00 EUROS
DIAMOND RING VIP EXPERIENCE * 250,00 EUROS

A Diamond Ring Experience, coordenada pela Bon Jovi Tours, inclui:

1. Acesso à “pre-show party” com:
    a. Catering VIP
    b. Música, onde poderá ouvir os seus êxitos preferidos da banda
    c. As mais variadas ofertas, incluindo itens autografados e itens de edição limitada (sujeitos à existência em stock)

2.“Red Carpet VIP Experience”:
    a. Entrada exclusiva
    b. Estacionamento VIP com transfer
    c. Zona WC VIP
    d. Zona de Bares VIP durante o espectáculo
    e. Entrada no recinto antes do horário de abertura de portas (acesso apenas à “pre-show party”)

3.Merchadising VIP:
    a. Saco de lona exclusivo para os compradores deste bilhete
    b. Programete da tour exclusivo, autografado pela banda
    c. Passe comemorativo (e de edição limitada) da Tour, com lanyard condizente

LOCAIS DE VENDA: FNAC, WORTEN, CTT (WWW.CTT.PT), EL CORTE INGLÉS, AGÊNCIAS ABREU, AGÊNCIA ABEP, C.C. DOLCE VITA (AMADORA, FUNCHAL, COIMBRA, OVAR, VILA REAL E PORTO), E TICKETLINE: (RESERVAS: 1820 E WWW.TICKETLINE.PT). 

EM ESPANHA: BREAKPOINT (WWW.BREAKPOINT.ES).

CLUB NOIR - Agenda Semanal

 

Dream Theater - Concerto no Coliseu do Porto 17.07.11

Com a saída de Mike Portnoy dos Dream Theater, a banda teve o árduo trabalho de encontrar um substituto à altura para prosseguir o seu caminho.
Com o novo baterista eleito no dia 29 de Abril, Mike Mangini, os Dream Theater não perderam tempo em se preparar para colocar os pés à estrada e iniciar uma nova Tour que apresenta o novo elemento e antecipa o seu novo álbum "A Dramatic Turn of Events" que irá ser lançado em 12 de Setembro pela Roadrunner Records.
A Tour europeia começou no dia 4 de Julho em Itália e no Domingo, 17 de Julho, estiveram no Coliseu do Porto para mais uma vez encantar o público português de várias faixas etárias, assim como alguns vizinhos espanhóis que também se encontravam no evento.
Embora estivesse anunciado que a primeira parte ficaria a cargo dos portugueses Forgotten Suns, estes anunciaram o cancelamento do concerto devido a problemas técnicos.


O início dos concertos estava marcado para as 21h30, mas eram 21h15 quando as luzes se apagaram e os senhores do progressivo entraram em palco.
Com o Coliseu cheio e ao rubro deu-se início a mais uma peça de sonhos recriada na música acompanhada de um ecran com imagens relacionadas com os temas tocados e filmagem do concerto em directo para todos poderem observar o mesmo.
Todo o concerto foi focado em temas mais antigos de álbuns como When Dream and Day Unite, Images and Words, Awake, Falling Into Infinity, Scenes From a Memory, entre outros  e que agradaram aos fans que já não ouviam estes temas há algum tempo. O tema "On The Back of Angels" do novo álbum também foi tocado, após já ter sido apresentado oficialmente em 29 de Junho.
 

Após a intro e a entrada eléctrica de James no palco dois temas foram tocados antes do cumprimento ao público em que La Brie afirmou gostar imenso da recepção do povo português. O espectáculo continuou com mais duas músicas em que nos podíamos deliciar com os fantásticos solos de Petrucci e Rudess.


Chegou então a altura de Mike Mangini, que esteve com um sorriso durante todo o concerto, fazer um solo de bateria, que deixou o público efusivo, provando durante toda actuação ser a escolha certa de Dream Theater com o seu desempenho profissional correspondendo às espectativas ao tocar eximiamente todos os temas após a sua recente entrada para o grupo.

Quatro temas mais tarde, La Brie dirigiu-se novamente aos fans para agradecer a presença e pedir ao público para dar as boas vindas a Mangini.
Com mais três músicas seguiu-se o encore com "The Count of Tuscany" que pôs termo ao concerto de quase duas horas com a promessa de um regresso em 2012.

Set List: 

Intro
Under A Glass Moon
These Walls
Forsaken
Endless Sacrifice
Ytse Jam
Peruvian Skies
The Great Debate
On The Back Of Angels
Caught In A Web
Through My Words
Fatal Tragedy

Encore:
The Count Of Tuscany



 
















 

15 julho 2011

LENDAS DA NOITE ESCURA | 16 de Julho @ Heavens Gothic Club | Porto


É já este sábado (16 de Julho) que terá lugar a primeira edição da festa Lendas da Noite Escura, a qual vai ser apadrinhada pelo Heavens Gothic Club.
A festa será animada pelos DJs Yggdrasil (Graveyard Sessions) e Darkkensoul. Vão ser exploradas diversas sonoridades underground, tais como: Postpunk, Coldwave, NoWave, Minimal Wave, Música Moderna Portuguesa, etc.

«PRESS RELEASE»:
Dois DJs. Uma noite. Várias lendas musicais à solta pelas paisagens alternativas do Porto. Um menu rico e lendário. Como não poderia deixar de ser. Os ingredientes deverão ser do agrado dos digníssimos convivas que iremos ter o prazer de chamar à nossa presença.

Gothic rock: porque os lamentos pela Mariana se mantêm até aos dias de hoje.

Post-punk: porque o amor vai continuar a dilacerar-nos. Nas noites dos dias.

Coldwave: porque «for a decade» seria muito pouco tempo.

Punk rock: porque Camden chama por nós e outros tantos lugares da mítica urbe.

MMP: porque nesta terra que abraça o oceano se fazem ouvir ainda os lamentos dos poetas. Será a saudade? Ou o desejo da glória dos tempos que não voltam nunca?

Etc. porque há sempre aqueles ingredientes surpresa que apenas vão poder saborear no próprio dia, à noite.

Outras informações:

Horário: das 23:00 às 06:00

Local: Heavens Gothic Club
Avenida Fernão de Magalhães, 120
PORTO

Quando: 16 de Julho (Sábado)

Página oficial do evento no Facebook. Façam RVSP no «link» abaixo!...
http://www.facebook.com/event.php?eid=133555093393645

Symphony X - ICONOCLAST TOUR (Press Release)


 Depois da noticía da Tour, aqui fica o Press Release dos Concertos em Portugal!

14 de Outubro - Incrível Almadense
15 de Outubro - Hard Club

1ª parte: TBA

Abertura de Portas - 20h00
Inicio do Espectáculo - 21H00

    O power metal progressivo é, provavelmente, um dos sub-géneros mais diversos musicalmente e, ao mesmo tempo, acessíveis no espectro da música pesada. Fundindo os arranjos cerebrais dos Rush, a técnica dos Deep Purple e a negritude dos Black Sabbath, o género tem-se afirmado ao longo das duas últimas décadas como um dos mais prolíficos e aplaudidos entre as hordas de apreciadores de heavy metal que não se querem limitar apenas ao óbvio. Os norte-americanos SYMPHONY X são um dos porta-estandartes da tendência, um grupo que prova – ao contrário de muitos dos seus competidores mais directos – que técnica não tem obrigatoriamente de ser sinónimo de exibicionismo instrumental. Apesar de serem músicos de excepção, ao nível daqueles que conseguem pôr uma plateia de pares a questionar as suas capacidades, o quinteto também consegue escrever canções muito bem estruturas, com princípio meio e fim e com ganchos que agarram o ouvinte pelo colarinho do primeiro ao último momento. Famosos pelos seus concertos arrebatadores e cheios de garra, é precisamente isso que se espera deles quando apresentarem a novidade «Iconoclast» nos palcos da Incrível Almadense e do Hard Club, nos dias 14 e 15 de Outubro, respectivamente.

    Corria 1994 quando se começou a ouvir um murmúrio distante, vindo do outro lado do Atlântico, cortesia do prodigioso guitarrista Michael Romeo. Uma gravação auto-financiada revelou ao mundo um músico de excepção, um dos últimos Messias das seis cordas do Séc. XX, que nos anos seguintes construiu de forma muito inteligente a carreira de um projecto que abalou as estruturas do metal progressivo. Misturando de forma inovadora heavy metal, rock progressivo e influências neoclássicas, os SYMPHONY X deram à luz uma fórmula brilhante, posteriormente adoptada por toda uma nova geração apostada em seguir-lhes os passos. No entanto, durante anos, mantiveram-se como um dos segredos mais bem guardados de grande maioria dos metaleiros. A trabalhar na sombra do underground, construindo uma base de fãs muito dedicada nos Estados Unidos, na Europa e, particularmente, no Japão, começaram por apelar essencialmente aos apreciadores de virtuosismo, mas com a sua atitude um pouco mais directa do que é habitual nestes meandros, transformaram-se num caso de sucesso. Chegou o Séc. XXI, a participação na Gigantour a convite de Dave Mustaine e, exposto a plateias esgotadas de potenciais fãs que começaram a descobrir o seu fundo de catálogo, o grupo de New Jersey explodiu em termos de popularidade e estabeleceu-se como um dos bastiões do estilo.

    Quatro anos depois de «Paradise Lost», um ambicioso concept baseado no poema de John Milton, os SYMPHONY X voltam à carga com «Iconoclast». No oitavo álbum de originais em quase duas décadas de carreira servem mais uma soberba colecção de metal progressivo, com as guitarras e a voz em grande destaque, e sempre em contraste, mas dando origem a temas que soam verdadeiramente majestosos. A fórmula que os tornou famosos não mudou muito, mas em 2011, a banda soa ainda mais negra, agressiva e pesada. Menos subtil e mais directo ao assunto, mas mantendo os ganchos e os refrões nos sítios certos, «Iconoclast» afirma-se como o registo mais focado do colectivo até à data. Com Romeo em grande forma e um Russel Allen cada vez mais no controle das suas capacidades vocais, este acaba por ser o grande coroar do seu talento, um dos mais carismáticos vocalistas num universo repleto de bons músicos, mas com cantores que nem sempre estão ao mesmo nível. No caso dos SYMPHONY X, as peças estão mesmo todas no sítio – e cada vez mais no sítio.

    BIOGRAFIA SYMPHONY X

    Formação:
    Russell Allen – Voz
    Michael Romeo – Guitarra
    Michael Pinnella – Teclados
    Michael Lepond – Baixo
    Jason Rullo – Bateria

    Michael Romeo formou os Symphony X na cidade de Midlletown, New Jersey, em 1994. Logo no início do ano, o guitarrista gravou a maqueta «Dark Chapter» com a ajuda do teclista Michael Pinnela e o registo começou a suscitar curiosidade, sobretudo no Japão, mas entre todos os fanáticos de bandas como Dream Theater e Fates Warning. A primeira formação do grupo ficava completa com o baixista Thomas Miller, o vocalista Rod Tyler e o baterista Jason Rullo. Ainda nesse ano, o quinteto lança o seu disco de estreia homónimo e, sem perder tempo, o seu sucessor seis meses depois. «The Damnation Game» marcou o abandono de Tyler e a sua substituição por Russel Allen no microfone, assinalando um derradeiro ponto de viragem no percurso da banda.

    «The Divine Wings Of Tragedy» foi o primeiro disco que os expôs em larga escala e, cientes da responsabilidade que tinham aos ombros, os músicos dedicaram-lhe mais tempo e dedicação. Quando o álbum foi finalmente editado, em 1997, foi recebido com elogios unânimes por parte da crítica e começaram a estabelecer uma presença mais forte na Europa ao mesmo tempo que o sucesso no Japão continuava a aumentar. Além de ver o seu talento merecidamente reconhecido, a banda ainda via um dos seus discos transformar-se num caso de sucesso comercial a nível underground. No final desse ano, Rullo afasta-se do grupo para lidar com alguns problemas pessoais e, mesmo com Thomas Walling apenas como substituto temporário atrás da bateria, lançam «Twilight In Olympus» em 1998.

    É nesta fase que começam finalmente a dar concertos, já com uma legião de fãs espalhada pelos quatro cantos do planeta. Subiram pela primeira vez a um palco nesse ano, no Japão. A esse espectáculo seguiu-se uma digressão mundial, durante a qual o baixista Thomas Miller foi substituído por Andy DeLuca e, posteriormente e de forma permanente, por Michael Lepond. A compilação «Prelude To The Millennium» manteve-os na estrada e o próximo longa-duração só seria editado dois anos depois, já com Jason Rullo de volta após a saída inesperada de Walling. Apropriadamente intitulado «V: The New Mythology Suite», o quinto álbum foi o primeiro concept da carreira dos Symphony X, baseado no mito da Atlântida e dando o mote para os dois discos seguintes. Foi também o primeiro a ser lançado via InsideOut, marcando a entrada do grupo para o catálogo do mais influente selo editorial no espectro progressivo. Segue-se outra muito bem-sucedida digressão, que deu origem ao disco ao vivo «Live In The Edge Of Forever» e, já em 2002, «The Odyssey», uma interpretação musical do épico de Homero.

    Depois de tirarem umas merecidas férias (durante as quais alguns dos elementos do grupo gravaram discos a solo ou em colaboração com outros projectos), voltam a reunir-se para as gravações de «Paradise Lost». Baseado no poema do mesmo nome da autoria de John Milton, o álbum chega aos escaparates em Junho de 2007. Entretanto já o grupo tinha andado em digressão pelos Estados Unidos como parte da Gigantour de Dave Mustaine, tendo alargado significativamente a sua base de fãs. Adoptando um tom mais obscuro, o grupo partiu numa tour que durou 14 meses após a edição de «Paradise Lost», incluindo uma campanha europeia ao lado dos Dream Theater e as primeiras actuações em países com a Rússia e a Índia. Fazendo tours sucessivas e ganhando um calo invejável, no final de 2008 percorreram a América do Norte e do Sul e, no início do ano seguinte, ainda assinam alguns espectáculos na Ásia antes de começarem a preparar um novo álbum. Já em 2011 deixam de olhar para o passado como fonte de inspiração e optam pelo futuro como tema do mais recente disco. «Iconoclast», que narra a conquista do mundo pelas máquinas, foi recebido mais uma vez com aplausos unânimes e alcançou a mais alta entrada dos Symphony X na tabela da Billboard, vendendo 7,300 cópias só na semana em que chegou às lojas.

Preço dos bilhetes: 22,00 Euros

Bilhetes à venda nos locais habituais. Reservas: Ticketline (1820 - www.ticketline.pt).
Em Espanha: Break Point.

14 julho 2011

Textures - Data de lançamento, Tracklist & Artwork!


Os Textures anunciaram o título do seu novo álbum "Dualism" que será lançado na Europa, América do Sul, Austrália e Ásia em 23 de Setembro e na América do Norte em 27 de Setembro pela Nuclear Blast Records.
O álbum foi gravado no Split Second Sound Studio em Amsterdão, na Holanda, e foi produzido pelo guitarrista da banda, Jochem Jacobs. O primeiro single, "Reaching Home", será lançado em 19 de Agosto através de todos os principais sites de download.
O artwork do álbum foi desenhado pelo ex-vocalista dos Textures, Eric Kalsbeek e pelo baixista da banda, Remko Tielemans.
Eric disse o seguinte: "Os rapazes pediram-me para co-criar o artwork juntamente com Remko, pelos bons velhos tempos. É claro que eu disse que sim! Eu posso não ser mais na banda, mas ainda estou envolvido em alguns aspectos. Ainda estamos muito chegados, sabem. Foi um desafio, que teve que ser "diferente", mas ainda estilo Textures. Espero que gostem!


Tracklist:
1) Arms of the Sea
2) Black Horses Stampede
3) Reaching Home
4) Sanguine Draws the Oath
5) Consonant Hemispheres
6) Burning The Midnight Oil
7) Singularity
8) Minor Earth, Major Skies
9) Stoic Resignation
10) Foreclosure
11) Sketches from a Motionless Statue